rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 1 abr. 20:39

“A pior anedota do dia das mentiras.” Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

“A pior anedota do dia das mentiras.” Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

A presidência do Conselho de Segurança da ONU é rotativa.“O país que viola sistematicamente todas as regras fundamentais da segurança internacional está a presidir a um órgão cuja única missão é salvaguardar e proteger a segurança internacional”, acusou já Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Apesar da guerra na Ucrânia e do mandado de captura internacional de Vladimir Putin, a Rússia assumiu este sábado a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Numa mensagem no Twitter, Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, já comentou o protocolo de forma jocosa.

“É a pior anedota do dia das mentiras do mundo”, começou por dizer, aludindo ao facto de Moscovo assumir o cargo a 1 de abril.

“O país que viola sistematicamente todas as regras fundamentais da segurança internacional está a presidir a um órgão cuja única missão é salvaguardar e proteger a segurança internacional”, acrescentou ainda.

A presidência do Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, é rotativa.

A última vez que a Rússia assumiu a posição foi em fevereiro de 2022, o mês em que lançou a invasão da Ucrânia.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 21:39:39.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/04/01/a-pior-anedota-do-dia-das-mentiras-russia-assume-presidencia-do-conselho-de-seguranca-da-onu/326153/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=135
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_620501057_-a-pior-anedota-do-dia-das-mentiras-russia-assume-presidencia-do-conselho-de-seguranca-da-onu
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]