www.jn.ptjn.pt - 1 abr. 18:37

PSP esfaqueado com gravidade ao socorrer vítima de violência doméstica

PSP esfaqueado com gravidade ao socorrer vítima de violência doméstica

Um agente da PSP de Leiria foi atingido com uma faca, na noite de sexta-feira, quando respondia a uma ocorrência de violência doméstica, na zona da Estação.

Transportado inicialmente para o hospital de Leiria, o polícia acabou por ser transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra com ferimentos numa perna junto à artéria femoral. Segundo apurou o JN, a agente encontra-se "estável", ainda à espera de saber se terá de ser submetido a uma cirurgia vascular.

O incidente ocorreu por volta das 23:30 horas, quando a PSP recebeu um pedido de ajuda para uma situação de violência doméstica. Segundo o comandante distrital da PSP, José Figueira, a vítima é uma mulher de nacionalidade estrangeira e "conseguiu trancar-se numa divisão da casa" e pediu socorro. Quando a polícia chegou ao local, a mulher "abriu a garagem e deu acesso à casa".

"Quem vier morre", ameaçou o suspeito, ao aperceber-se da chegada dos agentes. Ao mesmo tempo, "batia com um ferro na porta" e muniu-se de duas facas.

Após "reiteradas ordens" para que se entregasse, os polícias usaram gás pimenta e tentaram controlá-lo. O primeiro agente a intervir acabou por se atingido com uma facada e entrou em choque. Ao ver o colega inanimado, o outro agente "carregou-o até ao carro e transportou-o ao hospital", ao mesmo tempo que pediu reforços policiais, conta José Figueira.

O agressor acabou detido pela Equipa de Intervenção rápida da PSP e foi conduzido à sala de detenção da polícia, onde passou a noite. Presente a tribunal este sábado de manhã, ficou em prisão preventiva, indiciado dos crimes homicídio qualificado na forma tentada e de violência doméstica.

"É uma história com vários heróis, a começar na mulher, que conseguiu proteger-se a si e aos familiares que estavam consigo, e a terminar nos vários agentes que intervieram", salienta o superintendente José Figueiras.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 19:37:00.0
, url=https://www.jn.pt/justica/psp-esfaqueado-com-gravidade-ao-socorrer-vitima-de-violencia-domestica-16106436.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=275
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_587497659_psp-esfaqueado-com-gravidade-ao-socorrer-vitima-de-violencia-domestica
, topics=[justiça, alertas, violência doméstica, psp]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]