www.jn.ptjn.pt - 1 abr. 21:03

Mulheres sem véu julgadas ″sem piedade″, promete chefe da Justiça do Irão

Mulheres sem véu julgadas ″sem piedade″, promete chefe da Justiça do Irão

A principal figura da Justiça iraniana, Gholamhossein Ejei, ameaçou julgar "sem piedade" as mulheres que decidirem aparecer em público sem véu.

O alerta de Ejei surge após uma declaração do Ministério do Interior, na passada quinta-feira, que reforçou a lei hijab obrigatória, com zero tolerância do Governo para incumprimento das regras.

Segundo o chefe da Justiça, citado pelo jornal britânico "The Guardian", todas as mulheres que não utilizarem o véu "serão punidas" e "julgadas sem piedade", avisando que todos os polícias são "obrigados a denunciar crimes óbvios e qualquer tipo de anormalidade que vá contra a lei religiosa e ocorra em público".

Esta tensão cada vez maior sobre a não utilização do véu entre as mulheres iranianas e o Governo vem ganhando força desde a morte, sob custódia policial, de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi detida por violar alegadamente a lei do hijab. Desde então, um número crescente de mulheres no Irão está a abandonar as normas e a aparecer em shoppings, restaurantes, lojas e ruas de todo o país sem véu, resistindo à "Polícia da moralidade".

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 22:03:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/mulheres-sem-veu-julgadas-sem-piedade-promete-chefe-da-justica-do-irao-16106921.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=156
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_293472601_mulheres-sem-veu-julgadas-sem-piedade-promete-chefe-da-justica-do-irao
, topics=[irão, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]