www.jn.ptjn.pt - 1 abr. 22:24

Treinador de halterofilismo finge-se mulher e bate recorde em protesto contra lei trans

Treinador de halterofilismo finge-se mulher e bate recorde em protesto contra lei trans

Avi Silverberg, treinador de halterofilismo do Canadá, bateu um recorde numa competição feminina da modalidade depois de ter dito à organização da prova que se identificava como mulher.

O nome de Avi Silverberg está na ordem do dia depois de ter batido um recorde. Não pela marca que conseguiu, mas pela mesma ter sido conseguida na categoria feminina. Segundo o jornal New York Post, a 25 de março, na competição "Heroes Classic 2023", em Alberta, nos EUA, o treinador de halterofilismo do Canadá decidiu protestar contra as normas da organização da prova, que permitia aos participantes inscreverem-se nas competições de acordo com a "identidade e expressão de género com que se identificam, em vez do sexo ou género", e decidiu inscrever-se na categoria feminina.

Silverberg levantou cerca de 167 quilos e superou o anterior recorde de 124 quilos, que pertencia à atleta transgénero Anne Andres. Até agora, não se sabe se o treinador apresentou um documento emitido pelo Governo que o identificava como mulher ou se foi obrigado a mostrá-lo mas a organização da prova já reagiu, vincando que Avi Silverberg "ridicularizou a política" e garantindo que a "identificação por fotografia emitida pelo governo deve ser verificada durante o confirmação do peso ou do equipamento, incluindo data de nascimento, naturalidade e sexo em todas as competições".

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 23:24:00.0
, url=https://www.jn.pt/desporto/treinador-de-halterofilismo-finge-se-mulher-e-bate-recorde-em-protesto-contra-lei-trans-16107102.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_2108544296_treinador-de-halterofilismo-finge-se-mulher-e-bate-recorde-em-protesto-contra-lei-trans
, topics=[halterofilismo, desporto]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]