jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 17:51

Escola de Paredes vence final nacional do concurso europeu de literacia financeira | O Jornal Económico

Escola de Paredes vence final nacional do concurso europeu de literacia financeira | O Jornal Económico

Francisco Ferreira Silva e José Miguel Silva, da Escola Básica e Secundária da Sobreira conquistaram a final nacional do European Money Quiz, promovido em P ...

Francisco Ferreira Silva e José Miguel Silva, da Escola Básica e Secundária da Sobreira, em Paredes, no distrito do Porto, são os vencedores nacionais do concurso de literacia financeira – European Money Quiz – que em Portugal é promovido pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).

O Francisco está no 8º ano de escolaridade e o José frequenta o 9º ano, ambos na área de ciências. Na prova nacional, eles e os outros alunos tiveram de responder a perguntas sobre inflação, risco, gestão de orçamento, segurança online, entre outros, mas nem tudo foi fácil – o tema dos juros e dos seguros foram aqueles onde tiveram mais dificuldades, confessam.

“A transmissão de noções financeiras essenciais, que os alunos possam interiorizar, são sempre uma mais-valia para a formação de cidadãos ativos e críticos perante a realidade que os rodeia, sobretudo num mundo que regista, com maior frequência, oscilações económicas. Compreender as razões da sua ocorrência e saber como se podem resolver beneficia a tomada de decisões e de comportamentos”,explica Carlos Matias, professor de História e bibliotecário que há quatro anos é responsável por levar o European Money Quiz aos alunos da Escola da Sobreira.

A final nacional do European Money Quiz, que teve lugar a 22 de março, juntou cerca de 40 escolas e 80 alunos, de norte a sul do país.

O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, em Gondomar, ficou em 2º lugar na competição, seguido do Agrupamento de Escolas Lã e Neve, na Covilhã, que ocupou o 3º lugar do pódio.

O Francisco e o José vão agora voar até Bruxelas para a finalíssima europeia, que terá lugar nos dias 15 e 16 de maio, onde irão enfrentar os vencedores de 25 países e tentar trazer para Portugal o titulo de campeões europeus de literacia financeira.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, a competição European Money Quiz pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Pelo sexto ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associa-se à iniciativa que só em Portugal já colocou mais de 11 mil alunos a jogar o quiz.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 18:51:02.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/escola-de-paredes-vence-final-nacional-do-concurso-europeu-de-literacia-financeira-1013858
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=353
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_2040101882_escola-de-paredes-vence-final-nacional-do-concurso-europeu-de-literacia-financeira-o-jornal-economico
, topics=[educação, sociedade, economia]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]