observador.ptobservador.pt - 1 abr. 19:51

A ementa da Ordem dos Nutricionistas para comer por menos de 7 euros por dia, de segunda a sexta-feira

A ementa da Ordem dos Nutricionistas para comer por menos de 7 euros por dia, de segunda a sexta-feira

A Ordem dos Nutricionistas preparou uma ementa saudável, o mais económica possível. São menos de sete euros por dia e menos de 30 de segunda a sexta. Em 2016, os cinco dias custavam menos de 20 euros.

Há dois ingredientes essenciais para se comer de forma saudável e o mais economicamente possível: mais literacia sobre a alimentação e muita ginástica financeira. Mas a receita existe e a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, partilhou-a com o Observador: é uma ementa de cinco dias que permite comer todos os dias úteis, desde o pequeno-almoço até ao jantar, por menos de sete euros por dia e por menos de 30 euros de segunda a sexta-feira.

Estes são os preços mínimos possíveis atualmente (foram calculados já no final de março com os preços em vigor nesse momento) para um adulto saudável seguir uma alimentação equilibrada e consumir uma média de 2.000 calorias por dia — o valor tipicamente aconselhado para um indivíduo sem necessidades nutricionais especiais.

São, na verdade, preços quase 32% superiores aos valores praticados há sete anos: em 2016, a mesma ementa sugerida pela Ordem dos Nutricionistas custava menos de cinco euros por dia e pouco mais de 20 euros a cada cinco dias.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 20:51:45.0
, url=https://observador.pt/especiais/a-ementa-da-ordem-dos-nutricionistas-para-comer-por-menos-de-7-euros-por-dia-de-segunda-a-sexta-feira/
, host=observador.pt
, wordCount=208
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_189044173_a-ementa-da-ordem-dos-nutricionistas-para-comer-por-menos-de-7-euros-por-dia-de-segunda-a-sexta-feira
, topics=[iva, governo, nutrição, alimentação]
, sections=[]
, score=0.000000]