observador.ptobservador.pt - 1 abr. 16:54

"Yellowjackets": ainda vale a pena tentar voar com esta equipa?

"Yellowjackets": ainda vale a pena tentar voar com esta equipa?

Já recomeçou a série que vai do passado de um equipa de futebol feminino à atualidade de quem sobreviveu a um pesadelo. Mas após uma primeira temporada arrebatadora, há alimento para esta história.

É a queda de um avião que dá o mote à história, mas não houve estrondo, nem fumo, nem explosões quando “Yellowjackets” se estreou em 2021. Uma produção Showtime — em Portugal exibida pela HBO Max —, instalou-se discretamente no streaming, ofuscada por apostas bem mais imponentes e caras. Porém, como se se tratasse de um culto, começou a ganhar seguidores aos poucos. Uns chamaram outros, que trouxeram mais uns quantos, e por aí fora. De repente, a série virou fenómeno e a segunda temporada passou a ser das mais aguardadas deste início de 2023.

Mas, afinal, o que torna “Yellowjackets” diferente? O nonsense, o humor negro, e sobretudo dois grupos de atores muito fortes. O drama arranca com uma equipa de futebol feminino a embarcar num voo rumo a uma prova nacional. Quando o avião se despenha no meio de nenhures, sem resgate à vista, a história transforma-se numa espécie de mistura entre “Lost” e “O Deus das Moscas”. Gente que tem de aprender a caçar no meio da selva? Temos. Alianças, traições e lutas pelo poder? Também. Canibalismo? Claro. Rituais satânico-esquisitos? Mandem vir.

Quando entramos na segunda temporada — cujo primeiro episódio está disponível na HBO Max, havendo um novo a cada semana —, não sabemos logo, logo, tudo o que se passou por lá e esse é um dos grandes mistérios que nos mantém agarrados a “Yellowjackets”. É que, eventualmente, o grupo é resgatado e a narrativa divide-se então entre esse passado e o presente, mais de 20 anos depois, com mulheres adultas a fazerem de conta que nada de mais aconteceu. Cada uma está na sua vida (aborrecida ou bem sucedida) aparentemente normal, até começarmos a perceber que a realidade é bem diferente.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 17:54:12.0
, url=https://observador.pt/2023/04/01/yellowjackets-ainda-vale-a-pena-tentar-voar-com-esta-equipa/
, host=observador.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1624556572_-yellowjackets-ainda-vale-a-pena-tentar-voar-com-esta-equipa
, topics=[séries]
, sections=[]
, score=0.000000]