eco.sapo.pteco.sapo.pt - 1 abr. 10:57

Vila Galé abre portas em Beja com os olhos postos em hotéis de Cuba

Vila Galé abre portas em Beja com os olhos postos em hotéis de Cuba

Monte do Vilar inicia as inaugurações previstas para este ano pelo grupo português, que vai gerir duas unidades em Cuba: uma em Cayo Parédon e outra em Havana.

O Vila Galé arranca este sábado a temporada das inaugurações de hotéis do grupo em 2023, com a abertura do Monte do Vilar, em Beja.

Mas além dos quatro hotéis que o Vila Galé vai abrir este ano em Portugal, “em julho” vai passar a gerir uma nova unidade em Cayo Parédon Grande, Cuba, com 620 quartos. É o cumprir de um sonho antigo do segundo maior grupo hoteleiro, que, pelo menos desde 2014, tinha a intenção de entrar em Cuba e que não vai ficar por aqui. A partir “do próximo ano”, o Vila Galé vai assumir a gestão de um segundo hotel em Cuba, desta vez em Havana, no edifício que é “a torre mais alta da cidade” com 594 quartos, revelou ao ECO o presidente do grupo Jorge Rebelo de Almeida.

A entrada em Cuba acontece depois de o Vila Galé ter vencido um concurso da Gaivota – a empresa pública de turismo que controla o desenvolvimento de hotéis no país – para a exploração das duas unidades. O acordo de princípio já foi firmado e os hotéis estão a ser construídos pelo Estado cubano, sendo que estará tudo a postos para que Cayo Parédon Grande seja inaugurado dentro de três meses.

É uma “aposta desafiante”, mas que “nos está a entusiasmar muito” porque Cuba “é um destino turístico de grande qualidade”, salienta Jorge Rebelo de Almeida.

Este hotel fica próximo do Aeroporto de Cayo Coco, para onde vai voar, a partir de julho, um charter de Portugal, pela euroAtlantic e pelo operador turístico Sonhando, que são parceiros do Vila Galé, contou ainda ao ECO Jorge Rebelo de Almeida. Vão ainda ser lançados charters de Buenos Aires e S. Paulo, através da CVC, parceiro do grupo hoteleiro português no Brasil.

Mas para já, em Portugal, abre este sábado o Monte Vilar, que fica junto ao Clube de Campo Vila Galé, na Herdade da Figueirinha, em Beja, e onde se produz vinho e azeite. A unidade de turismo rural contou com um investimento de quatro milhões, sendo que este valor “derrapou em 10% por força da inflação”, disse ao ECO o presidente e fundador do Vila Galé, que acrescenta que este aumento foi transversal face aos custos iniciais para as quatros unidades que vão abrir este ano e que totalizam um investimento de 43 milhões.

O Monte Vilar é composto por 12 quartos temáticos com o mote de monumentos alentejanos, dos quais oito são standard e quatro são suites, uma piscina exterior, dois salões de eventos, duas salas de reuniões e o restaurante Inevitável.

Em maio o grupo estreia-se nos Açores com a abertura do Vila Galé Collection São Miguel, que nasce de uma renovação de parte do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel e que antes funcionou como convento e um hospital. Com um investimento de 14 milhões o hotel conta com 92 quartos, restaurantes, bar, piscina exterior e interior e spa. O hotel será dedicado à história dos Açores, da aviação e das comunidades açorianas.

Dentro de dois meses, no início de junho, o Vila Galé vai, também em Beja, inaugurar o Nep Kids, o primeiro hotel do país onde os adultos só podem ser hóspedes se estiverem acompanhados de crianças. O hotel é composto por 80 quartos (64 com capacidade para 2 adultos e 2 crianças) e tem várias atrações para crianças, como um parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis, trampolins, insufláveis, parede de escalada e pintura, slide, spa infantil, piscina de bolas, sala de cinema, sala de jogos, campos de padel. O investimento ronda os 12 milhões.

Por fim, em julho será a vez do hotel no Convento de Tomar abrir portas, assinalando o início da festa dos Tabuleiros. O edifício vai entrar em funcionamento como hotel depois de terem sido reabilitadas as áreas do antigo convento de Santa Iria e do também do colégio feminino. Com a Ordem dos Templários como tema, implicou um investimento de 14 milhões de euros. O Vila Galé Collection Tomar terá cerca de 100 quartos, restaurante, bar, spa com piscina interior, ginásio, salas de massagens, piscina exterior, duas salas de reuniões, jardim exterior, estacionamento e um salão de convenções com capacidade para mais de 200 pessoas.

Com o aumento dos juros e a subida generalizada dos preços, Jorge Rebelo de Almeida diz ter uma expectativa “bem favorável” para o verão apesar de reconhecer os aumentos podem “afastar alguma procura”, sendo que a redução de hóspedes pode vir a ser “atenuada” pelo “forte desejo de férias”.

Para estas quatro novas unidades o Vila Galé fez saber que precisa de contratar 170 colaboradores.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 11:57:55.0
, url=https://eco.sapo.pt/2023/04/01/vila-gale-abre-portas-em-beja-com-os-olhos-postos-em-hoteis-de-cuba/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=775
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1621869767_vila-gale-abre-portas-em-beja-com-os-olhos-postos-em-hoteis-de-cuba
, topics=[turismo]
, sections=[vida]
, score=0.000000]