pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 1 abr. 21:00

Reduzir as baterias e o alcance: qual o segredo para carros elétricos mais acessíveis?

Reduzir as baterias e o alcance: qual o segredo para carros elétricos mais acessíveis?

O CEO da Stellantis partilhou que uma das coisas mais importantes a fazer para tornar os carros elétricos acessíveis é torná-los mais leves.

Durante uma intervenção, o CEO da Stellantis partilhou, entre coisas, que acredita que uma das coisas mais importantes a fazer para tornar os elétricos acessíveis é produzir carros mais leves.

O CEO da Stellantis não tem por hábito guardar a sua opinião para si e, mais uma vez, fez questão de a partilhar. Durante o Freedom of Mobility Forum, que aconteceu recentemente pela primeira vez, Carlos Tavares assegurou que "estamos num bom caminho para atingir o nível de eletrificação que se espera da União Europeia".

Além disso, o executivo, que foi um dos seis oradores desta estreia organizada pela Stellantis, deu também a conhecer a sua perspetiva relativamente à receita para tornar os carros elétricos acessíveis:

Uma das formas mais importantes de tornar a mobilidade limpa acessível é tornar os veículos elétricos mais leves, o que significa encontrar uma melhor química de bateria, utilizar materiais alternativos e ter uma infraestrutura pública que suporte um alcance mais curto. Se o alcance é mais curto, o peso é mais leve; se o peso é mais leve, o custo é mais baixo.

Na sua opinião, os elétricos serão mais acessíveis se a infraestrutura for "suficientemente grande para proporcionar paz de espírito em termos da eliminação da ansiedade associada ao alcance".

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Na mesma intervenção, o CEO da Stellantis disse ainda que acredita que os combustíveis sintéticos são uma outra direção tecnológica que se desenvolverá, no futuro. No entanto, "a indústria terá de provar que são realmente neutros, desde a captura às emissões".

Por sua vez, considera que o elevado custo de produção e a baixa eficiência energética dos combustíveis eletrónicos torná-los-ão uma solução reservada para os veículos topo de gama.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 22:00:40.0
, url=https://pplware.sapo.pt/motores/reduzir-as-baterias-e-o-alcance-qual-o-segredo-para-carros-eletricos-mais-acessiveis/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=276
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1406192363_reduzir-as-baterias-e-o-alcance-qual-o-segredo-para-carros-eletricos-mais-acessiveis
, topics=[stellantis, tecnologia, carlos tavares, motores/energia, carros elétricos, veículos elétricos, alcance, baterias]
, sections=[desporto, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]