jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 14:02

Restauração exige descida temporária do IVA para 6% | O Jornal Económico

Restauração exige descida temporária do IVA para 6% | O Jornal Económico

Empresários defendem que o IVA zero aprovado no Parlamento tem efeitos no consumidor final e pouco impacto nas empresas do sector e pedem a aplicação do IVA ...

O sector da restauração está a pedir para o Governo reduzir a taxa de IVA cobrada para 6% nos serviços de alimentação e bebidas. Os empresários defendem que o IVA zero aprovado no Parlamento tem efeitos no consumidor final e pouco impacto nas empresas do sector e, por isso, pedem a aplicação do IVA a 6% por um ano, de forma a que consigam liquidar as obrigações e endireitar a tesouraria.

Ao “Dinheiro Vivo”, a secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) admite temer que a medida que vai entrar em vigor em meados de abril desencoraje o consumo fora da habitação devido aos preços.

Ana Jacinto explicou ainda que as contas para a restauração não são simples, como para os contribuintes. “O proprietário de um restaurante compra os alimentos essenciais a uma taxa de IVA de 6% e depois vende o produto final a uma taxa de 13%. No momento do apuramento, vai entregar ao Estado a diferença entre o IVA das suas vendas e o IVA das compras”, adiantou.

“Com o IVA a 0%, no momento da compra vai deixar de pagar IVA, mas depois tem de entregar a totalidade do IVA das suas vendas. Ou seja, não existe poupança para as nossas empresas porque o IVA não é um custo”.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 15:02:43.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/restauracao-exige-descida-temporaria-do-iva-para-6-1013825
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=215
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1361283469_restauracao-exige-descida-temporaria-do-iva-para-6-o-jornal-economico
, topics=[economia, empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]