www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 1 abr. 11:06

França antecipa problemas com o modelo social

França antecipa problemas com o modelo social

França é um bom barómetro dos desafios que a Europa enfrenta e das convulsões sociais que se estão a gerar, colocando em causa, não só o projeto comunitário, mas o próprio sistema democrático.

Primeiro foram as manifestações dos "coletes amarelos", um movimento que contestava os impostos sobre os combustíveis fósseis e as emissões de carbono. Tratava-se, pois, de uma reação ao custo social que a transição energética acarreta.
Agora, o caos voltou às ruas de França devido ao aumento da idade de reforma dos 62 para os 64 anos. Trata-se, neste caso, de uma reação à perda de direitos provocada pela erosão do modelo social europeu. Erosão que, por seu turno, é consequência do "inverno demográfico" que se vive na Europa.

É claro que os protestos não podem ser desligados quer das especificidades da sociedade francesa, que tem uma forte cultura contestatária, quer do seu sistema de proteção social, que é muito generoso. Por outro lado, a tensão social está a ser insuflada pela crise política interna, de que é sintoma o facto da subida da idade de reforma ter sido imposta por decreto presidencial.

Mas, para lá das especificidades internas, a contestação em França tem como pano de fundo um problema comum: a insustentabilidade a prazo dos sistemas europeus de segurança social. As pessoas vivem mais tempo e os baby boomers estão a reformar-se, pelo que os impostos e contribuições da população ativa já quase não chegam para pagar pensões, reformas e prestações sociais. Ou seja, o modelo social europeu ameaça tornar-se obsoleto, tanto mais que não há capacidade de renovação geracional na Europa.

A crise inflacionista está, aliás, a mostrar como a manta é curta. O governo português foi forçado a não aplicar a fórmula de cálculo da atualização das pensões, devido justamente à subida da inflação. Isto diz bem da fragilidade do nosso sistema de segurança social, face aos fatores de insustentabilidade, em particular demográficos, que impendem sobre ele.

O sistema carece de uma reforma de fundo e de medidas complementares, como programas mais ambiciosos de promoção da natalidade e políticas de atração de imigrantes. Mas o problema tem sido empurrado com a barriga, para angústia dos jovens que temem por um futuro sem proteção social. Como em França, vão ser eles os primeiros a vir para a rua protestar, se nada for feito. E pode não ser bonito...

Presidente da ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 12:06:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/franca-antecipa-problemas-com-o-modelo-social-16099280.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=360
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1227133204_franca-antecipa-problemas-com-o-modelo-social
, topics=[opinião, economia, opinião: alexandre meireles]
, sections=[opiniao, economia]
, score=0.000000]