observador.ptObservador - 1 abr. 00:15

Maus e bons pastores: da justiça e do assassinato moral

Maus e bons pastores: da justiça e do assassinato moral

Entre a justiça a que as vítimas têm direito e o risco de assassinato moral de um inocente, bem podemos e devemos pedir luz e sabedoria.

Character Assassination and Reputation Management – Theory and Application (Routledge, 2021), é um livro de Sergei A. Samoilenko, Martijn Icks, Jennifer Keohane e Eric Shiraev que estuda o chamado “assassinato moral”, prática que os autores definem como a destruição deliberada da reputação ou credibilidade de uma pessoa ou de um grupo.

O assassinato moral tem de ser deliberado e tem de concentrar-se numa percepção que se pretenda impor à opinião pública. O alvo é a imagem do outro, da sua pessoa, na avaliação e percepção da comunidade, mas pode também ser a imagem e a reputação de um colectivo – uma categoria política ou social, um grupo étnico ou religioso.

Para os autores, os quatro elementos essenciais do processo são o alvo, o meio, o público e o contexto.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 01:15:31.0
, url=https://observador.pt/opiniao/maus-e-bons-pastores-da-justica-e-do-assassinato-moral/
, host=observador.pt
, wordCount=169
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_31_1411222523_maus-e-bons-pastores-da-justica-e-do-assassinato-moral
, topics=[justiça, opinião, abusos na igreja]
, sections=[opiniao, sociedade]
, score=0.000000]