pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 29 nov. 16:00

Google pagou a influenciadores para promover o Pixel 4... que nunca o usaram

Google pagou a influenciadores para promover o Pixel 4... que nunca o usaram

Os influenciadores foram pagos para falar de um produto que nunca tinham usado antes, no papel de influenciadores e não como meros atores.

A Google está a ser processada pela Federal Trade Commission, entidade de proteção dos consumidores nos Estados Unidos da América, e por mais 7 estados norte-americanos, por ter recorrido a influenciadores para falarem bem das especificações e qualidades do smartphone Pixel 4 aquando do seu lançamento, se que estes tivessem sequer acesso ao dispositivo.

A indicação de conteúdos publicitários nas redes sociais é uma obrigação por parte dos influenciadores digitais e, em muitos casos, os produtos apresentados nunca foram de facto usados por quem os apresenta. É a forma como o negócio da publicidade funciona atualmente.

Contudo, as entidades de defesa do consumidor poderão ter uma palavra a dizer. Nos EUA, a Google está a ser atualmente processada por, alegadamente, ter pago a influenciadores digitais para promover o seu Google Pixel 4 aquando do lançamento, mas sob aquilo que chamam de publicidade enganosa.

Google apanhada a fazer publicidade enganosa?

As publicidades em questão estiveram em exibição entre 2019 e 2020 e apresentavam influenciadores que exaltavam os recursos dos telefones que supostamente não tinham e que a Google nem lhe forneceu ante das gravações, segundo alegam as autoridades.

A iHeartMedia é uma das maiores empresas de meios de comunicação dos EUA, sendo que, tanto ela quanto outras 11 estações de rádio, emitiram os anúncios do Pixel 4 em dez grandes mercados. Foram ao ar cerca de 29.000 vezes, contudo, o número de pessoas que atingiu não é conhecido.

A FTC, com este processo, tem como objetivo impedir que a Google e a iHeartMedia façam quaisquer reivindicações futuras enganosas sobre a propriedade. Exige ainda que ambas as empresas comprovem a sua conformidade através de relatórios. Já os estados, incluindo Arizona, Califórnia, Geórgia, Illinois, Massachusetts, Nova York e Texas, emitiram sentenças e exigem que as empresas paguem 9,4 milhões de dólares em multas.

O porta-voz da Google, José Castañeda, disse em comunicado à imprensa que a empresa estava "satisfeita" em resolver a situação e levava as leis de publicidade "a sério". Acrescentou ainda que a Google não encarou isto como ação judicial e que a empresa estava já a fazer um acordo com seis dos sete estados em causa.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 17:00:54.0
, url=https://pplware.sapo.pt/google/google-pagou-a-influenciadores-para-promover-o-pixel-4-que-nunca-o-usaram/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=350
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_997357791_google-pagou-a-influenciadores-para-promover-o-pixel-4-que-nunca-o-usaram
, topics=[google/youtube, tecnologia, google, publicidade]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]