visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 13:40

Exame Informática | Nvidia cria Inteligência Artificial capaz de jogar Minecraft

Exame Informática | Nvidia cria Inteligência Artificial capaz de jogar Minecraft

O sistema MineDojo da Nvidia recebeu o prémio de Outstanding Datasets and Benchmark Paper na conferência da especialidade NeurIPS 2022

A Nvidia revela que o sistema de Inteligência Artificial MineDojo, que consegue jogar Minecraft, foi distinguido durante a conferência NeurIPS 2022 (de Neural Information Processing Systems). O algoritmo aprendeu por si mesmo a jogar, ao ver mais de 730 mil vídeos do YouTube, com a transcrição de 2,2 mil milhões de palavras, interpretar mais de sete mil páginas da wiki de Minecraft e lendo 340 mil publicações no Reddit e 6,6 milhões de comentários naquela plataforma, a descrever experiências de jogo.

Todos estes dados foram usados para depois criar um modelo transformador chamado MineCLIP que associa os vídeos a atividades específicas do jogo. Assim, o sistema consegue interpretar comandos fornecidos em linguagem natural pelos utilizadores. Basta digitar “encontrar pirâmide no deserto” ou “construir portal e entrar nele” para que o sistema assuma o papel de um jogador e execute estas ações por si só.

A Nvidia escreve que “embora os investigadores tenham treinado agentes autónomos de IA em ambientes de jogo como StarCraft, Dota e Go, estes agentes são geralmente especialistas em poucas tarefas. Os nossos investigadores viraram-se para Minecraft, o jogo mais popular do mundo, para desenvolver um ambiente de formação e treino escalável para um agente generalista – um que possa ser bem-sucedido numa grande variedade de tarefas de fim aberto”, cita o ArsTechnica.

O trabalho MineDojo foi revelado em junho e o código está disponível no GitHub, com uma página oficial a também poder ser visitada aqui.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 14:40:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2022-11-29-nvidia-cria-inteligencia-artificial-capaz-de-jogar-minecraft/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=242
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_970833555_exame-informatica-nvidia-cria-inteligencia-artificial-capaz-de-jogar-minecraft
, topics=[minecraft, tecnologia, minedojo, inteligencia artificial, ciência, nvidia, exame informática]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]