www.jn.ptjn.pt - 29 nov. 16:19

Adepto que invadiu relvado no Portugal-Uruguai banido dos jogos no Catar

Adepto que invadiu relvado no Portugal-Uruguai banido dos jogos no Catar

O adepto que interrompeu o jogo entre Portugal e Uruguai, com uma bandeira da paz e uma t-shirt de apoio à Ucrânia e às mulheres do Irão, foi banido do Mundial 2022.

Mario Ferri entrou no relvado à passagem dos 61 minutos, transportando uma bandeira da paz, enquanto a sua camisola tinha escrito "Save Ukraine" [salvem à Ucrânia] e "Respect for Iranian Women" [Respeito para as mulheres iranianas].

O adepto italiano, de 35 anos, que tem um historial de invasão de relvados e que no Mundial 2014, no Brasil, também entrou no Bélgica-Estados Unidos da América com a mensagem "Salvem os filhos da favela", foi libertado, mas proibido de entrar nos estádios no Catar.

Em comunicado, o comité organizador do Mundial 2022 informou que Mario Ferri "foi libertado pouco depois de ser retirado do relvado", situação da qual a sua embaixada foi informada, mas que está vetado em qualquer jogo do Mundial.

"Em consequência das suas ações e da prática habitual, a sua entrada foi cancelada e foi banido de futuros jogos neste torneio", disse a organização em comunicado.

Já hoje, em mensagem publicada na sua conta no Instagram, o italiano designou a invasão de segunda-feira como a "última dança", explicando que quis tocar assuntos importantes que têm estado na ordem do dia também para ele.

Ferri disse que em relação ao Irão, onde diz ter amigos e que as mulheres não são respeitadas, o mundo tem que mudar e que isso acontece com gestos fortes. No que diz respeito à Ucrânia, revelou que trabalhou como voluntário em Kiev, onde viu o sofrimento do povo local, fazendo mais um apelo à paz.

Quanto à bandeira da paz que levava consigo, o italiano quis passar a mensagem de que se pretende um mundo livre que respeite todas as raças e ideias.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 17:19:00.0
, url=https://www.jn.pt/desporto/adepto-que-invadiu-relvado-no-portugal-uruguai-banido-dos-jogos-no-catar-15399637.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_411813505_adepto-que-invadiu-relvado-no-portugal-uruguai-banido-dos-jogos-no-catar
, topics=[desporto, futebol, mundial2022]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]