eco.sapo.pteco.sapo.pt - 29 nov. 19:16

Nos elege solidão como tema da campanha de Natal

Nos elege solidão como tema da campanha de Natal

Rita Torres Baptista, diretora de marca e comunicação da Nos, explica o racional da campanha, assinada pela O Escritório, produzida pela Ministério dos Filmes e realizada por Marco Martins,

A solidão é o tema da campanha de Natal da Nos. “Hoje, a solidão é uma epidemia silenciosa. As mais recentes mudanças no Mundo fizeram disparar a sua prevalência. A estatística impressiona e convoca. O Gallup World Poll de 2022, o maior estudo ao sentimento da população mundial, traz-nos o dado grave de que uma em cada cinco pessoas sente que não tem com quem contar, um diagnóstico alarmante, em crescimento e a exigir uma resposta. Esta é uma realidade também da Europa.

A The Prince’s Trust revelou que 35% dos jovens britânicos entre os 16 e os 25 anos se sentem mais sozinhos que nunca. O Reino Unido criou um Ministério da Solidão para uma resposta concertada ao tema, como de resto já tinha sido feito em países como por exemplo Japão“, começa por explicar ao +M/ECO Rita Torres Baptista, diretora de marca e comunicação da operadora.

Rita Torres Baptista, diretora de marca e comunicação da Nos. Créditos da foto Telmo Miller.

Em Portugal os números também são assustadores. Dados da Comissão Europeia mostram que somos o 6º país onde a solidão mais tem aumentado e a Gallup releva que a faixa etária dos 30 aos 49 anos é a mais afetada, prossegue a responsável, fazendo notar a existência de uma mudança significativa em comparação com a medição de 2006, que mostrava a solidão como um problema dos mais velhos. “Como marca de ligações, a Nos sente que tem aqui um papel a desempenhar”, resume.

A problemática que abordamos é generalizada e inquietante e, na campanha que hoje lançamos, mostramos que cada um de nós pode ter um papel importante, se não decisivo, a combatê-la. Por vezes, o envio de uma mensagem, um rápido telefonema ou uma videochamada podem ter muito mais valor do que pensamos”, prossegue Rita Torres Baptista. “O carrossel é uma metáfora da vida e das suas voltas. Conta a história de uma vida comum, como a de tantos nós, para mostrar que a solidão pode chegar a qualquer momento, mas também que é possível dar a volta”, diz.

“Neste Natal, ofereça atenção” é então o claim da campanha, assinada pela O Escritório, produzida pela Ministério dos Filmes, com realização de Marco Martins.

Rita Torres Baptista não revela o montante investido nesta campanha, mas garante que “para este tema convocámos todas as plataformas de alto alcance. TV, digital, exterior, rádio, cinema e toda a média própria Nos“, diz ao +M/ECO, frisando que “estamos verdadeiramente empenhados em inspirar este movimento de atenção”.

Para além campanha, a operadora vai oferecer aos clientes 10 mil minutos, 10 mil SMS e 10GB de dados móveis e uma linha gratuita para facilitar o acesso à Associação SOS Voz Amiga. “A linha 800 100 100 que a NOS disponibilizou à SOS Voz Amiga permite que exista um número gratuito através da qual todos aqueles que se sentem sós e em sofrimento possam pedir apoio. Este é um complemento ao trabalho extraordinário que a Linha SOS Voz Amiga leva a cabo há mais de quatro décadas, e que permanecerá em funcionamento enquanto se revelar útil para a Associação”, diz a responsável. Em 2021, adianta, a Associação Voz Amiga recebeu mais de 10 mil chamadas.

E quanto a 2023? “A Nos vai continuar a estar entre as marcas mais presentes e de maior impacto do país. O nosso propósito – as ligações – nunca foi tão essencial à vida que hoje vivemos. Somos rede para as pessoas, as famílias, as empresas e para as causas coletivas que queremos abraçar. O nosso compromisso é total”, responde.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 20:16:22.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/11/29/nos-elege-solidao-como-tema-da-campanha-de-natal/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=592
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_318367236_nos-elege-solidao-como-tema-da-campanha-de-natal
, topics=[+m]
, sections=[]
, score=0.000000]