observador.ptobservador.pt - 29 nov. 17:59

Primeira missão privada na superfície da Lua é lançada na quarta-feira pelo Japão

Primeira missão privada na superfície da Lua é lançada na quarta-feira pelo Japão

A missão Hakuto-R 1 tem lançamento previsto para quarta-feira às 08h39, a partir da Flórida, EUA, a bordo do foguetão Falcon 9, da companhia norte-americana SpaceX.

A primeira missão privada na superfície da Lua, a cargo do Japão, vai ser lançada na quarta-feira e servirá para realizar uma série de experiências, indicou esta terça-feira a Agência Espacial Europeia (ESA), entidade parceira.

A missão Hakuto-R 1, da empresa japonesa iSpace, tem lançamento previsto para as 08h39 (hora em Lisboa), a partir da Florida, Estados Unidos, a bordo do foguetão Falcon 9, da companhia norte-americana SpaceX.

A ESA será responsável pelas comunicações entre o módulo de alunagem da iSpace (equipado com vários instrumentos) e as equipas técnicas da empresa na Terra durante toda a missão, que tem uma duração de três a cinco meses.

Em Tóquio, no Japão, o centro de controlo da missão irá monitorizar e enviar instruções ao módulo lunar e receber os dados científicos recolhidos durante as experiências que forem feitas na superfície da Lua.

Criada em 2010, a empresa iSpace especializou-se na construção de módulos de alunagem e robôs e propõe-se fornecer serviços de transporte de carga de baixo custo e frequentes para a Lua.

A filial da companhia nipónica nos Estados Unidos integra um consórcio que assinou um contrato com a agência espacial norte-americana (NASA) para a alunagem de serviços de carga até 2025.

A filial do Luxemburgo foi selecionada pela ESA para fazer parte de um programa que visa extrair água da Lua (o polo sul é rico em gelo).

A superfície da Lua já foi visitada por robôs, sondas e astronautas em missões de agências espaciais estatais.

Apenas astronautas norte-americanos estiveram em solo lunar, entre 1969 e 1972. Os Estados Unidos querem regressar à superfície da Lua, em 2025, com a primeira mulher e o primeiro negro.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 18:59:39.0
, url=https://observador.pt/2022/11/29/primeira-missao-privada-na-superficie-da-lua-e-lancada-na-quarta-feira-pelo-japao/
, host=observador.pt
, wordCount=271
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_245762784_primeira-missao-privada-na-superficie-da-lua-e-lancada-na-quarta-feira-pelo-japao
, topics=[espaço, japão]
, sections=[]
, score=0.000000]