eco.sapo.pteco.sapo.pt - 29 nov. 15:21

Galp é a única cotada portuguesa no novo índice de igualdade de género da Euronext

Galp é a única cotada portuguesa no novo índice de igualdade de género da Euronext

A Galp é a única cotada portuguesa que integra o novo índice da Euronext. Índices pretendem ajudar os operadores no mercado a investir em empresas empenhadas em melhorar a diversidade de género.

A Euronext anunciou esta terça-feira o lançamento de dois novos índices de igualdade de género. O “Euronext Equileap Gender Equality Eurozone 100″ e o “Euronext Equileap Gender Equality France 40″. Novos indicadores visam promover a exposição a empresas com melhor performance em termos de igualdade de género. A Galp é a única cotada portuguesa que integra o novo índice.

“O lançamento destes índices é representativo da cultura e valores corporativos da Euronext. A nossa empresa é diversificada e inclusiva por natureza, e vemos todas as formas de diversidade como um fator chave de sucesso do nosso modelo federal. Inovamos constantemente nos produtos e serviços que oferecemos, para satisfazer a forte procura dos investidores e necessidade de levar a cabo a sua transição sustentável [ESG]. Como infraestrutura de mercado, o nosso papel é propor produtos para investimento direto em projetos ESG e, neste caso, empresas líderes no desempenho da igualdade de género”, afirma Camille Leca, responsável de sustentabilidade da Euronext, em comunicado.

Estes índices surgem em resposta ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número cinco da ONU, a “Igualdade de Género”, e pretendem ajudar os operadores no mercado a investir em empresas empenhadas em melhorar a diversidade de género, bem como em responder aos atuais desafios sociais.

As empresas incluídas nos índices são selecionadas com base na sua classificação de igualdade de género da Equileap em quatro categorias distintas: equilíbrio de género na liderança e na força de trabalho; igual compensação e equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional; políticas de promoção da igualdade de género; e, finalmente, empenho, transparência e responsabilidade.

A Galp é a única empresa cotada nacional a integrar “Euronext Equileap Gender Equality Eurozone 100”.

Os investidores que procuram criar uma sociedade melhor com igualdade de oportunidades para as mulheres no trabalho podem, agora, utilizar estes índices para apoiar empresas de alta qualidade e de elevado desempenho.

Diana van Maasdijk

CEO da Equileap

“Orgulhamo-nos de estabelecer uma parceria com a Euronext para criar índices que permitam aos investidores alinhar as suas carteiras com os seus valores, rastreando as empresas que cumprem tanto os critérios de igualdade de género, como os de ESG. Parece que as empresas de elevado desempenho com a vontade de fazer o que está certo quando se trata de abordar a igualdade de género no trabalho aplicam a mesma ética a outros critérios chave de ESG. Os investidores que procuram criar uma sociedade melhor com igualdade de oportunidades para as mulheres no trabalho podem, agora, utilizar estes índices para apoiar empresas de alta qualidade e de elevado desempenho”, conclui Diana van Maasdijk, CEO da Equileap.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 16:21:24.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/11/29/galp-e-a-unica-cotada-portuguesa-no-novo-indice-de-igualdade-de-genero-da-euronext/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=431
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1943009568_galp-e-a-unica-cotada-portuguesa-no-novo-indice-de-igualdade-de-genero-da-euronext
, topics=[diversidade]
, sections=[]
, score=0.000000]