www.publico.ptpublico.pt - 29 nov. 21:00

Inglaterra não teve piedade do País de Gales

Inglaterra não teve piedade do País de Gales

Equipa de Gareth Southgate garante primeiro lugar do Grupo B com triunfo fácil sobre o País de Gales. Senegal será o adversário dos britânicos nos oitavos-de-final do Mundial.

A Inglaterra não precisava de mais e o País de Gales não conseguia fazer mais. Foi assim o confronto entre os colegas de ilha no Mundial do Qatar que teve um desfecho mais do que previsível. Os ingleses venceram por 3-0 e seguem para os oitavos-de-final como vencedores do Grupo B e com um confronto com o Senegal no seu futuro imediato, os galeses despedem-se do segundo Mundial da sua história sem muito para contar. E Gareth Bale, a única verdadeira “estrela” de Gales com dimensão internacional, ter-se-á despedido do futebol internacional sem ter verdadeiramente deixado marca no Qatar.

Só uma combinação improvável de resultados é que permitiria outro desfecho que não a qualificação inglesa e a eliminação galesa. Mas a missão difícil de Gales sempre pareceu impossível de concretizar, tal a evidente diferença de valor para a Inglaterra. De um lado, a “nata” da Premier League com vontade de chegar longe no torneio, do outro uma colecção de jogadores colhidos nas divisões secundárias do futebol inglês e um ou outro nome familiar longe já no crespúsculo da carreira (Bale, Ramsey) e sem capacidade para levar o País de Gales a mais alguma coisa neste regresso ao Mundial 64 anos depois.

MAS O QUE É ISTO RASHFORD? ??

? Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #WorldCup #Qatar2022 #sagres #Gales #Inglaterra pic.twitter.com/EaaYDMmop3

— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 29, 2022

A Inglaterra nem tinha grande necessidade de carregar demasiado. O seu apuramento era quase uma certeza, mas os homens de Gareth Southgate teriam de garantir que não haveria surpresas – ao mesmo tempo havia um “mata-mata” entre Irão e EUA que lhes podia tirar a liderança do agrupamento. O 0-0 que acontecia ao intervalo foi mais demérito inglês que capacidade defensiva galesa.

Ward foi fazendo o que podia na baliza dos “dragões vermelhos”, defendendo uma bola de golos de Rashford após um passe de Rice aos 10’ – o avançado do United voltaria a estar perto do golo aos 39’. Pelo meio, a Inglaterra teve uma bela jogada de entendimento que passou por quase todos os jogadores e que terminou num remate de Foden por cima. E Gales? Apenas um remate na primeira parte, de Joe Allen, sem a direcção certa mas que quase apanhou Pickford desprevenido.

Positivo/Negativo
  • Positivo Marcus Rashford

    Dois golos para o avançado do Manchester United, que ainda não tinha sido titular no Mundial. Está a mostrar no Qatar aquilo que nem sempre tem mostrado esta época na Premier League: velocidade, técnica e apetite pelos golos.

  • Negativo Gareth Bale

    Marcou, de penálti, o único golo do País de Gales no Mundial, mas foi muito pouco para alguém que, em tempos, foi um dos melhores do mundo. Contra a Inglaterra, Bale fez apenas meio jogo, mas foi como se nem sequer tivesse entrado em campo.

Após o intervalo, uma mudança significativa na equipa de Rob Page. Gareth Bale não voltou para o campo, ele que foi a figura de Gales na última década, mas sem espaço no futebol europeu e exilado na MLS, a ganhar dinheiro e a jogar golfe. Pensava-se que o antigo jogador do Real Madrid ainda poderia fazer a diferença para Gales, mas o meio jogo que fez contra a Inglaterra foi uma provável despedida pouco digna para alguém que chegou a ser um dos melhores do mundo – pouco em jogo e nenhuma influência.

Foi a partir do banco que Bale viu o domínio inglês ter correspondência no marcador logo aos 50’. Num livre directo, Marcus Rashford fez o 1-0 para os “Três Leões”, logo a seguir Foden fez o 2-0, a encostar após um belo cruzamento de Harry Kane. Pode ainda não ter marcado neste Mundial, mas o capitão inglês está a ser um jogador muito influente – e Foden, preterido por Southgate nos dois primeiros jogos, talvez tenha ganho um lugar no “onze”.

Placar ao Vivo Wales - England

Houve pouca ou nenhuma resposta desta versão de Gales sem Bale. Houve, isso sim, mais um golo da Inglaterra, aos 68’, de Marcus Rashford, após passe de Kalvin Phillips. E foi o suficiente para os ingleses seguirem motivados num Mundial onde têm legítimas aspirações – mas o Senegal será um adversário bem complicado. E Gales, que conseguiu apenas um ponto em três jogos, um golo marcado e seis sofridos, fica com a marca de uma das piores equipas do Mundial do Qatar e a pensar onde vai arranjar outra geração que consiga manter a selecção na rota dos grandes torneios. Ainda assim, os milhares de adeptos galeses que estavam em Al Rayyan prestaram a justa homenagem à sua selecção pela dimensão histórica do que, apesar de tudo, conseguiram alcançar.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 22:00:03.0
, url=https://www.publico.pt/2022/11/29/desporto/cronica_de_jogo/inglaterra-nao-piedade-pais-gales-2029688
, host=www.publico.pt
, wordCount=765
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1673281226_inglaterra-nao-teve-piedade-do-pais-de-gales
, topics=[mundial 2022]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]