jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 29 nov. 14:35

Os doughnuts e os gelados da Scoop‘n Dough chegaram a Cascais

Os doughnuts e os gelados da Scoop‘n Dough chegaram a Cascais

Situada no centro da vila, a nova loja convida a um pequeno almoço ou lanche demorado na companhia dos melhores doughnuts e gelados artesanais. A Scoop ‘n Dough de Cascais conta com um espaço interior que nos faz viajar até Marrocos, onde Jimite Kantelal se inspirou para nos trazer uma decoração que

Depois do sucesso da loja de Lisboa, dos vários pedidos de clientes para abrirem um novo espaço e da vontade de desenvolver a marca do ponto de vista operacional, a Scoop ’n Dough chega a Cascais.

nos transporta aos pátios marroquinos. Os pormenores foram pensados ao detalhe: o chão e as paredes em microcimento, as cores em tons naturais, as mesas custom-made e as cadeiras Olaio marcam a decoração, que também traz elementos portugueses e indianos.

Ter um espaço interior foi um dos grandes desejos que Darchite e Jimite conseguiram realizar com a abertura desta nova loja, uma vez que a dos Restauradores conta apenas com uma pequena esplanada. Nas palavras de Darchite, a escolha da localização “teve a ver, acima de tudo, com satisfazer a comunidade que nos apoia e com estratégia de mercado”. “Temos muitos clientes desta zona que iam de propósito à loja dos Restauradores e recebíamos muitos pedidos para abrir em Cascais. Tivemos a oportunidade de abrir numa boa localização e decidimos arriscar”, assume.

“Acreditamos que é também muito positivo em termos de presença de marca, uma vez que ainda não existia ninguém no nosso segmento de mercado, ou seja, no ramo da alta pastelaria ou dos doughnuts artesanais a proporcionar uma experiência. O nosso conceito pode definir-se como gourmet fun”, completa Darchite Kantelal, co-fundador da marca e responsável por todo o desenvolvimento das receitas dos gelados.

Espaços diferentes, os clássicos de sempre

Apesar das novidades que têm planeadas para o futuro, por agora os irmãos Kantelal trazem para Cascais os mesmos produtos que fizeram da loja dos Restaurantes um verdadeiro espaço de culto entre os fãs dos melhores doughnuts e gelados artesanais. São cerca de 13 sabores de doughnuts diferentes, com destaque para clássicos como o Raspberry & Vanilla (4,90 euros), o Chocolate Tart (4,90 euros) e o Carob & Dulce de Leche (5.80 euros), uma das estrelas durante os meses de outono. Até ao início de Dezembro está também disponível uma edição especial com produtos sazonais, o doughnut Persimmon Granola, com texturas de dióspiro, iogurte e granola (4,90 euros).

Na montra dos gelados, destacam-se sabores como Pumpkin Spice & Candied Pecan, Mango Lassi, Chocolate Chip, Stracciatella, ou Salted Caramel, que podem ser pedidos nas versões copo, cone (1 bola 3,80 euros, 2 bolas 5,30 euros, 3 bolas 6,50 euros) ou em formato take-away (12 euros).

Para quem gosta de misturar o melhor dos dois mundos, os Specials são a solução perfeita. É o caso da Ice Cream Sandwich, doughnut recheado com gelado, e da Doughnut Waffle, um doughnut prensado como se de um gauffre se tratasse e servido elegantemente com gelado, natas batidas e framboesas. De referir ainda o guloso M*lkshake, que, como todos os outros produtos, é preparado com ingredientes 100% plant-based.

Sobre a Scoop’n Dough

Foi em 2019 que Jimite e Darchite Kantelal abriram a Scoop‘n Dough, uma loja de sobremesas veganas, nos Restauradores. Darchite, nutricionista desportivo e vegano sentia falta de uma boa gelataria vegana de qualidade e criativa que lhe enchesse as medidas, ao qual se juntou Jimite, médico de formação, que ficou responsável pelos doughnuts gourmet em formato de sobremesas, bem fofos, húmidos e também isentos de qualquer ingrediente de origem animal. Todas as receitas são desenvolvidas pelos dois irmãos e, apesar da expansão do negócio, a qualidade continua a estar em primeiro lugar, sendo todos os produtos produzidos artesanalmente, sempre que possível com ingredientes nacionais e sazonais.

A marca assenta numa filosofia 100% vegana, embora os produtos sejam bastante apreciados por vários públicos de regimes alimentares diferentes.

Dez meses após a abertura da primeira loja, o sonho e dedicação valeu-lhes o 1.º lugar no ranking dos melhores doughnuts vegan do mundo, pela plataforma HappyCow. Em 2021, destacaram-se pelo 4.º lugar a nível mundial dos “Best Vegan Spots” dos prémios TripAdvisor Best of the Best e, este ano, a HappyCow voltou a premiar a marca atribuindo-lhes o 1º lugar no ranking dos melhores gelados veganos do mundo. Foram ainda finalistas do Top 5 do Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Gastronómico no próprio ano de 2021.

“Quando abrimos a Scoop‘n Dough, tínhamos como único objetivo criar doughnuts e gelados veganos de qualidade premium. Receber este prémio com os nossos gelados, dois anos depois de termos conseguido a mesma distinção com os doughnuts, enche-nos de orgulho. Acreditamos que este reconhecimento a nível mundial é um sinal de que este é o caminho a seguir”, referem Darchite e Jimite Kantelal.

Podemos dizer que Darchite é um verdadeiro autodidata, durante 3 anos trabalhou e estudou em busca da receita perfeita para cada sabor de gelados e o resultado foi um gelado estilo americano, com pouca quantidade de açúcar e com a cremosidade no ponto certo.

Na contínua busca pelo perfeccionismo, os irmãos Kantelal chegaram ao ponto de criar a própria empresa, EverVegan, de distribuição alimentar de ingredientes vegan e tornarem-se assim nos primeiros importadores de uma marca específica de leite de coco produzida na Tailândia, o único que é garantidamente 100% leite de coco, sem adição de água e com uma política de marca justa e sustentável. Para além do leite de coco, utilizam também amêndoa portuguesa, aveia ou caju, que consoante o ingrediente chave garantem o sabor, o equilíbrio e a textura cremosa.

Rua Frederico Arouca, 298, 2750-642 Cascais. Terça a Domingo das 13h00 às 20h00.

Rua das Portas de Santo Antão, 78, 1150-269 Lisboa. Segunda a quinta das 11h00 às 20h00; Sexta a domingo das 11h00 às 22h00.

T: +351 961 764 917

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 15:35:37.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/os-doughnuts-e-os-gelados-da-scoopn-dough-chegaram-a-cascais-966344
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=898
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1233611445_os-doughnuts-e-os-gelados-da-scoop-n-dough-chegaram-a-cascais
, topics=[scoop ’n dough, et cetera, cultura & lifestyle, economia, sobremesas veganas, cascais]
, sections=[economia]
, score=0.000000]