visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 18:00

Exame Informática | Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2022: conheça os vencedores

Exame Informática | Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2022: conheça os vencedores

A 16º edição decorreu no EPIC Sana Marquês em Lisboa e distinguiu investigadores, empreendedores, empresas e instituições das áreas da Ciência e Tecnologia em diferentes categorias

A Exame Informática entregou esta terça-feira os prémios ‘As Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico’, que distinguem, anualmente, empreendedores, inovadores, empresas e instituições nas áreas da Ciência e Tecnologia. Descubra os vencedores nas diferentes categorias.

AS MELHORES

Uma das missões da Exame Informática é descobrir muito do talento que ainda está sob os radares do mercado e da restante comunicação social e os prémios ‘As Melhores do Portugal Tecnológico’ visa amplificar a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica que se faz no nosso país. A atribuição é da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática que faz três distinções por cada categoria: um vencedor e duas menções honrosas.

Marca Nacional

Vencedor: SwordHealth

Um unicórnio ‘made in Portugal’ que criou uma solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas que, é sabido, continuarão a crescer ao ritmo do envelhecimento da população. 

Menções honrosas:

Sensei – Sem funcionários, sem caixas registadoras, assim serão as lojas do futuro, onde a conta surge de forma automática e 100% digital. Tudo isto graças à tecnologia à base de câmaras, sensores e algoritmos de IA desenvolvida na start-up.

ISQ – Uma entidade do setor privado, que tanto participa em missões espaciais, como analisa os níveis de contaminantes presentes numa couve.

Fabricante do Ano

Vencedor: Asus

Uma empresa de engenheiros cujo DNA se faz repercutir nos diferentes equipamentos que faz chegar ao mercado. Dois exemplos recentes do mundo dos portáteis: um computador dobrável; e um laptop que serve para comemorar os 25 anos de presença no Espaço.

Menções honrosas:

Sony – Um portefólio generoso que se distingue pela qualidade dos produtos em áreas tão diferentes como áudio, TVs, câmaras e consolas.

Samsung – O gigante da eletrónica de consumo continua numa senda de inovação e tem vindo a marcar pontos, por exemplo, nas smart TVs e nos smartphones com a linha Galaxy.

VOLT

Vencedor: Comissão Europeia

Esta ‘guardiã’ tem servido de timoneira no combate às alterações climáticas, impondo sérios limites às emissões de carbono. Conseguiu até aprovar a proibição de venda de novos veículos com motor de combustão, a partir de 2035.

Menções honrosas:

Renault – Uma pioneira na mobilidade elétrica, ajudou a criar o projeto de mobilidade sustentável nas aldeias históricas em Portugal e anunciou projetos inovadores para a economia circular, incluindo na fábrica em Cacia, Aveiro.

N9VE – Um projeto que permite, em simultâneo, recuperar matérias-primas essenciais, como as terras raras, e descontaminar o ambiente. Pelo meio ainda se dá de comer às macroalgas que são capazes de incorporar estes metais.

Responsabilidade social

Vencedor: 3D Printing Center 4 Health

Situado no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, este centro tira partido das tecnologias de impressão 3D. Aqui tanto se fabricam dispositivos de auxílio às atividades do dia-a-dia (como escrever ou apertar um fecho) para pessoas que ficaram com sequelas de um AVC, como se constroem próteses que fazem as vezes de uma mão para crianças nascidas com malformações.

Menções honrosas:

Too Good To Go – Uma app que combate o desperdício alimentar. Disponível em vários países, permite a venda de refeições não consumidas, a valores reduzidos.

Miúdos Seguros na .Net – Um projeto com quase duas décadas de existência, que ajuda famílias e toda a comunidade educativa a proteger crianças e jovens dos riscos associados à vida digital.

Serviço digital

Vencedor: Arquivo.pt

Uma organização que preserva milhões de ficheiros recolhidos da Web desde os seus primórdios e para a qual todos podem contribuir fazendo sugestões de páginas que merecem a imortalidade.

Menções honrosas:

Heróis da Fruta – Através de jogos, histórias e de um programa de TV, estimula-se crianças dos 2 aos 10 anos a conquistar este superpoder de ter hábitos alimentares saudáveis. A versão app segue o estilo Pokémon Go para combater a obesidade infantil.

Portal da Queixa – A entidade que coloca em contacto queixosos e prestadores de serviços para desbloquear situações e lançar alertas.

AS MAIORES

Quais as maiores empresas tecnológicas em Portugal? Quais as empresas que cresceram mais em emprego, volume de negócios ou exportações? Quais as empresas que tiveram melhor desempenho global? Estas são algumas das perguntas que vão ser respondidas na edição de 2022 dos prémios “As Maiores do Portugal Tecnológico”, que distinguem as empresas que mais impacto positivo têm na economia do país. Este é o único ranking que revela as 200 Maiores da Tecnologia em Portugal e é desenvolvido numa parceria com a Iberinform.

Inovação e Desenvolvimento

Feedzai

Uma referência internacional na deteção de fraudes financeiras utilizando Inteligência Artificial. O ano passado já tinha sido premiada graças ao crescimento do negócio. E, como prova o investimento que tem feito, continua a apostar no crescimento através da inovação.

Fast Mover – Volume de Negócios

Unbabel

Uma empresa que, em 2021, mais do que duplicou a faturação quando comparada com a média nos três anos anteriores. Um feito quando consideramos que esta empresa desenvolve soluções de tradução, onde compete com gigantes internacionais.

Fast Mover – Emprego

Critical TechWorks

Uma companhia que está a trabalhar no futuro da mobilidade, desenvolvendo software para a BMW. Não só o sistema de infoentrenimento disponível a bordo dos carros, mas também ferramentas de apoio à gestão e até simuladores que permitem otimizar as fábricas.

Exportação

Bosch Security Systems

Produz, em Ovar, tecnologia de segurança, como sistemas de videovigilância, deteção de incêndio e comunicação. Além do fabrico, esta empresa tem uma importante unidade de investigação e desenvolvimento, muito focada no IoT e em sistemas inteligentes para edifícios.

Setor: Cibersegurança

Centro Nacional de Cibersegurança

Uma área que esteve na berlinda com os vários ataques a grandes empresas em Portugal e para a qual esta instituição tem tentado promover uma cultura de literacia digital junto de cidadãos, escolas, empresas e organismos púbicos.

Distribuição

TD Synnex

No ano em que mudou de nome, fruto da fusão entre Tech Data e Synnex Corporation, faturou quase 500 milhões de euros e reforçou a posição de liderança.

Fabrico

Jp.ik

Uma referência além-fronteiras na área do desenvolvimento de tecnologia para a educação. Em 2021 viu o negócio crescer cerca de 37%, ultrapassando os 320 milhões de euros.

Serviços

Farfetch

É líder mundial do mercado onde opera, o comércio online de moda de luxo. Uma área que viu as vendas a explodirem, fruto dos confinamentos que aconteceram um pouco por todo o mundo.

Telecomunicações + Top Ranking

Altice Portugal

A empresa volta a vencer as distinções referentes à maior tecnológica e à maior empresa de telecomunicações a operar em Portugal.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 19:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/eventos/premios-os-melhores-as-maiores-do-portugal-tecnologico/2022-11-29-melhores-as-maiores-do-portugal-tecnologico-2022-vencedores/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=1023
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_115105227_exame-informatica-os-melhores-as-maiores-do-portugal-tecnologico-2022-conheca-os-vencedores
, topics=[portugal tecnológico, prémios melhores e maiores do portugal tecnológico, tecnologia, eventos, prémios os melhores & as maiores do portugal tecnológico, mercados, exame informática, prémios]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]