www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 29 nov. 15:07

Sindicatos cancelaram greve prevista para quarta-feira na Alsa Todi

Sindicatos cancelaram greve prevista para quarta-feira na Alsa Todi

Segundo Fernando Fidalgo da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, a empresa já começou a resolver alguns problemas que justificaram o pré-aviso de greve.

O pré-aviso de greve para quarta-feira na transportadora rodoviária da península de Setúbal Alsa Todi foi retirado, porque os sindicatos do setor reconhecem que já foram resolvidos alguns dos principais problemas da empresa, revelou fonte sindical.

"Estivemos agora reunidos com a administração e, em função daquilo que já fizeram e dos compromissos que estão assumidos, os sindicatos entendem que vale a pena suspender a greve", disse à agência Lusa Fernando Fidalgo, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Segundo Fernando Fidalgo, a plataforma sindical, que integra também o SITRA -- Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes e o SNMOT -- Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores, convocou a paralisação no dia 14, mas, entretanto, a empresa já começou a resolver alguns problemas que justificaram o pré-aviso de greve.

"O principal problema, principalmente com os trabalhadores dos terminais, era a carga horária e a obrigatoriedade de fazerem trabalho suplementar. A carga horária foi substancialmente reduzida e deixou de haver essa pressão sobre os trabalhadores relativamente ao trabalho suplementar", disse Fernando Fidalgo.

"Mas, ainda há um conjunto de situações por resolver, nomeadamente a falta de condições de algumas instalações físicas, que não dependem apenas da Alsa Todi", advertiu o sindicalista da FECTRANS.

Dependente de terceiros, designadamente da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pelo transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, está também o direito ao transporte dos familiares dos trabalhadores, dos reformados e dos pensionistas.

"É necessário que estes beneficiários mantenham esse direito [ao transporte gratuito]. Há um compromisso da TML de receber a empresa e encontrar soluções, mas também aqui é um problema que envolve a Alsa Todi e outras entidades", reconheceu.

De qualquer forma, acrescentou o sindicalista, "face ao que, entretanto, já foi feito e à boa vontade demonstrada pela empresa em continuar a fazer todos os esforços para resolver todos os problemas, os sindicatos entenderam que estão criadas as condições para suspender a greve que estava prevista para a próxima quarta-feira".

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 16:07:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/sindicatos-cancelaram-greve-prevista-para-quarta-feira-na-alsa-todi-15399113.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=318
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1078477399_sindicatos-cancelaram-greve-prevista-para-quarta-feira-na-alsa-todi
, topics=[transportes, empresas, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]