www.pcguia.ptpcguia.pt - 29 nov. 12:50

Kobo Clara 2E

Kobo Clara 2E

O novo leitor de ebooks da Rakuten Kobo foi feito com plástico reciclado e está cheio de funcionalidades.
Neste artigo Design Experiência de utilização Bateria Especificações técnicas

O novo Clara 2E, da Kobo, é um leitor de livros digitais com ecrã e-ink, fabricado com 85% de plástico reciclado. Este leitor está cheio de funcionalidades: o Clara 2E é à prova de água com certificação IPX8, tem conectividade Bluetooth, que permite, por exemplo, ligar auscultadores para a audição de audiobooks e 16 GB de espaço para armazenar livros.

No campo da compatibilidade, o Kobo Clara 2E pode receber uma grande variedade de formatos de livros electrónicos, o que facilita a vida a quem já tiver uma colecção de livros digitais e outros documentos. Graças à ampla compatibilidade, é fácil usar aplicações como a Calibre, para carregar os seus próprios ficheiros através de uma ligação USB.

Design

À primeira vista, o Kobo Clara 2E é muito semelhante ao Clara HD, que tem um chassis parecido e um ecrã de 6 polegadas. As diferenças são mais visíveis na parte de trás. A peça traseira tem um padrão diferente do usado nos modelos anteriores. Embora este padrão seja bastante agradável, tem o inconveniente de acumular alguma sujidade durante o uso. Naturalmente, este problema pode ser minimizado através da utilização de uma capa.

KOBO_2 A traseira do Kobo Clara 2E – Imagem Kobo

Tal como noutros modelos da Kobo, o botão para ligar e desligar o dispositivo está instalado na parte de trás. Isto permitiu aos designers a criação de um dispositivo com margens mais finas, visto não terem de usar espaço para instalar um botão.

As dimensões e peso do Clara 2E tornam-no muito fácil de transportar seja para onde for. Uma das grandes vantagens que estes dispositivos oferecem a quem gosta de ler em viagem.

KOBO_3 Imagem – Kobo

O ecrã E-ink é um Carta 1200, como já foi mencionado, tem 6 polegadas e uma densidade de píxeis de 300 ppi. A tecnologia E-ink é outra das vantagens que estes dispositivos oferecem em relação a outros, como smartphones e tablets, em contexto de leitura. Esta tecnologia permite uma emulação quase perfeita de uma folha de papel, porque ao contrário de outras tecnologias de ecrã, não está constantemente a ser actualizado, o que pode causar cansaço quando se utiliza durante longos períodos. Devido também a esta característica, a bateria também dura muito mais que as de outros dispositivos, mesmo em situações de utilização mais intensiva.

Experiência de utilização

Costumo dizer que a única coisa que falta aos leitores de ebooks é o cheiro do papel e da tinta, porque a experiência de utilização é quase igual à de um livro em papel.

A interface é clara e muito fácil de usar e mesmo que não seja um especialista em tecnologia, qualquer utilizador consegue começar a usá-lo em muito pouco tempo. Só tem de criar uma conta na Kobo (ou usar uma conta na loja FNAC, se tiver uma) para conseguir aceder à loja para comprar os primeiros livros.

Assim que descarregar alguns livros para o Clara 2E, a interface permite filtrá-los utilizando vários parâmetros, para encontrar facilmente o livro que quiser ler ou ouvir.

O sistema operativo também tem uma página de estatísticas, que informa o leitor do tempo que passa a ler. Curiosamente, como acontece com os videojogos, o leitor pode desbloquear medalhas quando cumpre alguns objectivos de leitura. No entanto, este sistema funciona a apenas com livros que são comprados e não com os que são carregados directamente pelo utilizador.

A loja oferece muitos livros em português, o que é um factor importante. Mas há livros a preços quase iguais aos dos livros em papel.

A Kobo oferece um esquema de assinatura mensal que permite ao utilizador descarregar livros escolhidos todos os meses sem ter de pagar mais. Esta modalidade, chama-se Kobo Plus e tem três níveis: Kobo Plus eBooks, que permite apenas descarregar livros. O Kobo Plus eBooks e Audiolivros, que permite descarregar livros e audiobooks. E o Kobo Plus Audiolivros, que apenas permite descarregar audiolivros.

Em ambientes fechados, a leitura é confortável, mesmo em condições de baixa luminosidade, graças à retroiluminação do ecrã. A temperatura da luz pode ser alterada para limitar a quantidade de luz azul. Ao ar livre, devido à tecnologia E-ink, a experiência de utilização é muito semelhante à que se tem com um livro em papel.

Para passar as páginas, basta tocar do lado direito do ecrã para avançar e no esquerdo para retroceder. As dimensões do Clara 2E, permitem uma utilização confortável só com uma mão.

Bateria

A bateria do Kobo Clara 2E demorou-me duas semanas a descarregar completamente, com uma média de 2 horas de leitura por dia, com o brilho do ecrã a 25%. Se juntarmos a audição de audiolivros, o tempo até a bateria ficar descarregada desce para cerca de 10 dias com uma utilização semelhante.

O sistema operativo tem um modo de poupança de bateria, que permite ao utilizador desligar algumas funcionalidades para aumentar o tempo entre cargas. A entrada de carregamento é USB Type-C, o que permite a utilização de um qualquer carregador de telemóvel ou de computador portátil para carregar a bateria do leitor.

Especificações técnicas Ecrã Ecrã táctil HD E Ink Carta 1200 de 6” 300 PPI, resolução de 1448 x 1072 com Modo escuro Armazenamento 16 GB CPU 1 GHz Conectividade WiFi 802.11 ac/b/g/n (banda dupla), tecnologia Bluetooth e USB Type-C Bateria Semanas de vida útil da bateria dependendo da utilização individual. À prova de água IPX8 – até 60 minutos em 2 metros de água Luz frontal ComfortLight PRO – Luminosidade ajustável e temperatura da cor Personalização TypeGenius: 12 tipos de letra diferentes e mais de 50 estilos de tipos de letra Dimensões 112,05 x 159,02 x 8,66 mm Peso 171 g Formatos compatíveis 15 formatos de ficheiro suportados por defeito (EPUB, EPUB3, FlePub, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ, CBR), Audiolivros da Kobo (são necessários auscultadores ou colunas sem fios Bluetooth). Línguas Inglês, francês, francês (Canadá), alemão, espanhol, espanhol (México), italiano, catalão, português, português (Brasil), holandês, dinamarquês, sueco, finlandês, norueguês, turco, japonês, chinês tradicional, polaco, romeno, checo

Contacto: Rakuten Kobo

Preço: €149,99

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 13:50:21.0
, url=https://www.pcguia.pt/2022/11/kobo-clara-2e/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=995
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1058088972_kobo-clara-2e
, topics=[mobilidade, tecnologia, clara 2e, kobo, reviews, leitor de e-books]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]