www.jn.ptjn.pt - 5 jul. 13:56

Eurocidades do Minho emprestam bicicletas para atravessar a fronteira

Eurocidades do Minho emprestam bicicletas para atravessar a fronteira

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, em parceria com as Eurocidades Monção-Salvaterra, Tui-Valença e Cerveira-Tomiño, vão apresentar amanhã um projeto piloto de mobilidade sustentável transfronteiriça, que coloca à disposição bicicletas para circulação nas zonas de fronteira.

O e-bike Rio Minho vai ser apresentado esta quarta-feira pelas 11h00 no Largo da Estação de Comboios de Valença. O objetivo é, segundo descreve a AECT Rio Minho na sua página oficial na Internet criar "uma rede de mobilidade suave para transporte não poluente de pessoas, em trabalho ou em lazer, como alternativa válida ou complementar de deslocação aos modos de transporte instalados", na raia.

O e-bike Rio Minho tratar-se de um sistema de partilha de bicicletas elétricas, em que os utilizadores podem aceder ao serviço gratuito inscrevendo-se num dos balcões de atendimento, obtendo cartão de utilizador, ou através da aplicação do projeto disponível na Glooge Play Store ou na Apple Store. O levantamento da bicicleta é feito nos vários pontos em cada uma das eurocidades:

Posto de Turismo de Vila Nova de Cerveira, Piscina Municipal Valença, Loja Interativa de Turismo Monção,
Posto de Informação Turística da
Casa do Concello de Salvaterra de Miño e
Museo da Ciência do Viño na mesma localidade galega.

Cada utilização decorre por um período máximo de 3 horas diárias. Também é possível nos balcões de atendimento efetuar um test-drive e experimentar o sistema por um período máximo de 10 minutos, num percurso pré-definido e sem necessidade de registo.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 14:56:00.0
, url=https://www.jn.pt/local/noticias/viana-do-castelo/valenca/eurocidades-do-minho-emprestam-bicicletas-para-atravessar-a-fronteira-14994177.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=198
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_914825781_eurocidades-do-minho-emprestam-bicicletas-para-atravessar-a-fronteira
, topics=[valença, concelho valen�a, local]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]