jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 5 jul. 11:15

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Citigroup vê o preço do petróleo a cair para 65 dólares até final do ano em caso de recessão, avança a Bloomberg que lembra que atualmente, os economistas do banco não esperam que os Estados Unidos da Améria mergulhem numa recessão.

Uma recessão na economia global que destrua a procura deverá pressionar em baixa os preços do petróleo, com o Citigroup a estimar um colapso na cotação do barril para 65 dólares no final deste ano e 45 dólares no final de 2023. A notícia da Bloomberg é baseada num research de analistas do Citi.
 

 
Uma das filhas do antigo presidente angolano apresentou queixa contra o médico pessoal e a mulher de José Eduardo dos Santos.

Tchizé dos Santos apresentou queixa contra o médico João Afonso e contra Ana Paula dos Santos, alegando um suposto complot para acabar com a vida do ex-presidente que liderou o país lusófono durante 38 anos.
 

 
O Jornal Económico realiza na próxima quinta-feira, 7 de julho, a JE Talks: Guia de Fundos, uma conversa enquadrada no caderno especial dedicado ao mesmo tema que segue esta sexta-feira para as bancas com a edição impressa do JE.

Nesta iniciativa iremos analisar as principais tendências e factores que irão marcar o desempenho dos fundos disponíveis no mercado nacional. Além disso, tentaremos perceber junto de especialistas como é que os investidores e gestores podem navegar um ano que deverá ser de ganhos nas bolsas, mas que não está a imune a riscos significativos. Exemplos desses riscos são o regresso da inflação, a subida das taxas de juro, o risco de uma nova variante da Covid ou a guerra que decorre em solo europeu.
 

 
A Deco instou hoje o Ministério das Infraestruturas e a Autoridade Nacional da Aviação Civil a intervirem para acautelar os interesses dos passageiros afetados pelos cancelamentos de voos em Lisboa, cujo direito à assistência “não está a ser aplicado”.

“Isto não é uma situação nova, uma vez que disrupções e problemas no aeroporto [de Lisboa], infelizmente, têm sido cada vez mais constantes. O que nos preocupa são as respostas que estão sempre a ser dadas aos consumidores e, sobretudo, o facto de estes terem direitos que não são aplicados e de ser necessário ter planos de contingência preparados quer pela infraestrutura aeroportuária, quer pelas próprias transportadoras, para garantir o direito à assistência”, afirmou o coordenador do departamento jurídico da Deco – Associação de Defesa do Consumidor em declarações à agência Lusa.
 

 
Bomba em Espanha, Ronaldo pode rumar ao Barcelona. O agente Jorge Mendes e o presidente do clube estiveram reunidos na segunda-feira para discutir vários nomes, incluindo o do craque do Manchester United, revela o jornal “As”. Entre os nomes discutidos estão Ruben Neves, Rafa Leão ou Bernardo Silva.

Na época passada, a transferência de Ronaldo para a capital catalã também foi analisada, mas a frágil situação financeira do clube afastou esta possibilidade.
 

 
O sector europeu da aviação vai viver um autêntico caos neste verão com milhares de voos cancelados. Greves e falta de pessoal vão afetar a vida de milhares de viajantes na Europa durante os próximos meses.

A Brussels anunciou hoje que vai cancelar 700 voos durante o verão, cerca de 6% dos previstos, para reduzir a carga de trabalho e evitar greves. Com estes cancelamentos, a companhia deixa de encaixar 10,2 milhões de euros em receitas.
 

 
O peso da indústria farmacêutica na economia portuguesa tem aumentado claramente, nos últimos anos, com sector a crescer a um ritmo mais acelerado do que o da generalidade da economia, contando com o contributo fundamental das exportações, que duplicaram numa década.

Mesmo assim, continua a existir margem de progressão e desafios a ultrapassar, que serão objeto de debate no Fórum da Indústria Farmacêutica que o Jornal Económico (JE) promove, esta quarta-feira, 6 de julho, onde procuraremos saber como pode o sector ser mais competitivo, para aproveitar as oportunidades que se perfilam, nomeadamente, com a aposta na reindustrialização da Europa.
 

 
A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou esta segunda-feira um estudo que indica que entre 2013 e 2019, o número de empresas no sector cresceu 71%, tendo sido criados mais de sete mil empregos.

Segundo a Uber, o relatório “Uber e o TVDE em Portugal: A tecnologia ao serviço da comunidade”, sobre o impacto económico-social do sector TVDE em Portugal, e dados até janeiro de 2022 do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram o “impacto positivo” que o modelo flexível teve no país e na atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE).

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 10:15:39.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/je-podcast-ouca-aqui-as-noticias-mais-importantes-desta-terca-feira-26-912716
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=757
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_440003081_je-podcast-ouca-aqui-as-noticias-mais-importantes-desta-terca-feira
, topics=[educação, multimédia, je podcasts, podcasts, sociedade, mundo, política, economia, empresas, desporto, je notícias]
, sections=[desporto, economia, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]