www.publico.ptpublico@publico.pt - 5 jul. 12:16

#1 Netos despenteados

#1 Netos despenteados

Compensa a discussão e os guinchos a cada escovadela para que “fiquem lindos”?

Ana, é o karma! A minha mãe passava o tempo a mandar-me pentear o cabelo, a minha primeira sogra oferecia-me escovas, a segunda, amaciadores. Apanhava fúrias e achava tempo perdido. Ainda acho.

Mas, apesar disso, agora sou eu que me enervo com o cabelo despenteado dos netos. Deve ser o pecado da vaidade — queremos exibir “os nossos” como os mais bonitos. Só pode ser isso.

É tudo uma questão de prioridades, Mãe.

Para os netos: compensa o desconforto de nos pentearmos, quando o cabelo não afeta minimamente a brincadeira? Não.

Para os pais: compensa a discussão e os guinchos a cada escovadela para que “fiquem lindos”? Não. Primeiro, porque estamos ainda a bombar de oxitocina — e aos nossos olhos são lindos de todas as maneiras — e, segundo, temos de canalizar as escassas energias para questões mais importantes.

Para os avós: compensaria que os pais fossem (na perspetiva deles) “só um bocadinho mais assertivos”, e andassem com os netos penteadinhos e, já agora, bem vestidos? Óbvio.

As más notícias é que eu ainda só sou mãe e, por isso, por enquanto é forte a probabilidade de continuarem despenteados. A boa, é que não precisa de catastrofizar. É que chegados à pré-adolescência gastam horas e horas a pentearem-se, sem que ninguém lhes peça.

No Birras de Mãe, uma avó/mãe (e também sogra) e uma mãe/filha, logo de quatro filhos, separadas pela quarentena, começaram a escrever-se diariamente, para falar dos medos, irritações, perplexidade, raivas, mal-entendidos, mas também da sensação de perfeita comunhão que — ocasionalmente! — as invade. E, passado o confinamento, perceberam que não queriam perder este canal de comunicação, na esperança de que quem as leia, mãe ou avó, sinta que é de si que falam. Agora, ao longo do Verão, deixam curtos avisos que não são de desprezar. Facebook e Instagram.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 13:16:24.0
, url=https://www.publico.pt/2022/07/05/impar/cronica/1-netos-despenteados-2012522
, host=www.publico.pt
, wordCount=301
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_1450986478_-1-netos-despenteados
, topics=[avisos birras de mãe]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]