observador.ptObservador - 3 jul. 00:15

Independência e resiliência: as prioridades económicas da presidência Checa da União Europeia

Independência e resiliência: as prioridades económicas da presidência Checa da União Europeia

O enfoque em países democráticos significa que caiu por terra a expectativa da UE de que a integração no comércio internacional incentivaria a democracia em países iliberais.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A Presidência Checa da União Europeia arrancou na passada sexta-feira, num momento especialmente delicado para a União Europeia, a braços com as consequências da guerra na Ucrânia, a subida da inflação para máximos de décadas e o crescente risco de uma recessão global.

Nos próximos seis meses a prioridade absoluta da Presidência terá de ser a segurança energética da União Europeia. O objetivo apresentado pela Comissão de atingir 80% da capacidade das reservas de gás até final de outubro é desafiante, especialmente considerando que a Rússia tem ameaçado cortar o gás aos países mais dependentes dos seus gasodutos, e já começou a reduzir as exportações. Mas falhar esse objetivo é correr o risco de um inverno muito difícil com eventuais racionamentos de energia, que faria crescer o descontentamento com as sanções à Rússia e poderia até enfraquecer a posição europeia comum perante a invasão da Ucrânia.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-07-03 01:15:08.0
, url=https://observador.pt/opiniao/independencia-e-resiliencia-as-prioridades-economicas-da-presidencia-checa-da-uniao-europeia/
, host=observador.pt
, wordCount=199
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_02_726609305_independencia-e-resiliencia-as-prioridades-economicas-da-presidencia-checa-da-uniao-europeia
, topics=[opinião, energia, aquecimento global, união europeia]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]