rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 22 mai. 18:19

OMS avisa que pandemia não acabou apesar de descida nos números globais

OMS avisa que pandemia não acabou apesar de descida nos números globais

Tedros Ghebreyesus apontou que "só 57 países têm 70% da população vacinada e são quase todos países de altos rendimentos".

O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a pandemia da Covid-19 não acabou apesar da descida dos números globais de novos contágios e mortes, apelando a que os países continuem alerta.

"Não é a mensagem que queriam ouvir nem é a mensagem que gostaria de dar-vos", admitiu

"Temos que continuar a ajudar todos os países a atingirem 70% de cobertura vacinal tão depressa quanto possível, incluindo a totalidade das pessoas com mais de 60 anos, das que têm comorbilidades e dos profissionais de saúde", defendeu.

Reforçou que "a pandemia não vai desaparecer como por magia" mas que existe "o conhecimento, as ferramentas" e que a ciência permitiu ganhar vantagem sobre o vírus.

O diretor geral da OMS salientou que há outras crises sanitárias no mundo, destacando surtos de Ébola ativos na República Democrática do Congo e surtos de varíola dos macacos ou de hepatite de origem desconhecida que a organização está a acompanhar.

Conflitos como o que começou este ano na Ucrânia ou que persistem em países como o Iémen ou a Síria agravam qualquer crise sanitária: "a guerra, a fome e a doença são amigas".

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 19:19:11.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/05/22/oms-avisa-que-pandemia-nao-acabou-apesar-de-descida-nos-numeros-globais/285292/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=185
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_431028192_oms-avisa-que-pandemia-nao-acabou-apesar-de-descida-nos-numeros-globais
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]