observador.ptobservador.pt - 22 mai. 20:30

Estes radares inteligentes apanham condutores ao telefone

Estes radares inteligentes apanham condutores ao telefone

Os radares não param de evoluir. Os mais recentes, equipados com câmaras especiais, já estão disponíveis no mercado e conseguem apanhar (e multar) quem usa ou apenas toca no telemóvel enquanto conduz.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Os mais recentes radares, equipados com câmaras especiais, já estão disponíveis no mercado. O primeiro país europeu a utilizá-los é a Alemanha, onde os condutores já começaram a enfrentar este “big brother” cujo objectivo não é detectar o excesso de velocidade, mas sim o uso indevido do telemóvel.

Os novos radares visam identificar quem conduz com um olho na estrada e outro no telemóvel. E nem é preciso estar a falar ao telemóvel. Basta segurá-lo para ver uma mensagem, desligar um alarme ou ver as horas. De acordo com a imprensa alemã, o sistema não é “ 100% inteligente” mas, por estar montado numa posição mais vertical, detecta a posição das mãos dos condutores através do pára-brisas. O software procura situações em que uma mão (ou as duas) estejam ocupadas com qualquer coisa que não seja o volante e captura a imagem, a qual é depois analisada por uma equipa de especialistas. Caso seja um telemóvel na mão do condutor, a multa está garantida.

Para quem pense que isto é uma perseguição injusta aos condutores, o ministro do Interior, Roger Lewentz, recorda que “só em 2021, foram registados 1001 acidentes causados por distracções do condutor, na maioria dos casos provocadas pelo uso do telemóvel”. Para o político, é a necessidade de incrementar a segurança rodoviária que “justifica a utilização destas novas câmaras”.

Antes de entrar ao serviço, o novo sistema “anti-telemóvel” foi testado numa das vias do estado alemão de Rhineland-Palatinate e, apenas numa hora, apanhou 10 condutores a prevaricar. Daí a decisão de colocar os novos radares em funcionamento, para já durante um período de teste de três meses, a partir do início de Junho.

A Alemanha é o primeiro país europeu a testar esta nova tecnologia, mas não foi o primeiro a nível mundial, uma vez que a Austrália já usa um sistema similar desde 2019. O funcionamento destes radares foi considerado tão positivo pelos australianos que os holandeses decidiram também começar a utilizá-lo, pelo que não deve faltar muito até que a moda chegue a Portugal.

NewsItem [
pubDate=2022-05-22 21:30:33.0
, url=https://observador.pt/2022/05/22/estes-radares-inteligentes-apanham-condutores-ao-telefone/
, host=observador.pt
, wordCount=347
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_05_22_1464802481_estes-radares-inteligentes-apanham-condutores-ao-telefone
, topics=[atualidade, segurança]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]