www.jn.ptjn.pt - 6 dez. 00:02

Precisam-se bispos que amem as periferias

Precisam-se bispos que amem as periferias

As duas dioceses mais periféricas do país estão sem bispo: Angra, a mais ocidental; e Bragança-Miranda, a mais oriental. Ambas ficaram sem bispo para prover as dioceses minhotas de Viana do Castelo e a metropolita Braga.

Ser enviado às periferias, ou aos contextos eclesiásticos menos relevantes é por vezes assumido - contrariamente aos critérios evangélicos e do Papa Francisco - como uma provação à espera de uma melhor colocação ou trampolim para uma diocese dita de "primeira".

Ora, Jesus Cristo incarnou para demonstrar a proximidade de um Deus que se preocupa particularmente com os marginalizados, os mais pobres e os mais pequenos. Aquilo que viria a ser definido como "a opção preferencial pelos mais pobres", em linha com a reflexão eclesiológica do Concílio Vaticano II.

O Papa tem traduzido essa dinâmica que se pretende característica da Igreja, com o conceito da atenção às "periferias geográficas e existenciais". Por isso, os mais distantes e irrelevantes devem merecer uma maior atenção.

Em relação aos bispos, o Papa tem-se até insurgido contra os que estão sempre a olhar para a diocese vizinha e a aspirar a uma diocese melhor, em vez de se dedicarem à que lhes foi confiada. Em 2013, no seu primeiro encontro com os bispos recém-ordenados, o Papa sublinhou a importância da estabilidade e pedia-lhes para permanecerem nas suas dioceses, "sem procurar mudanças ou promoções".

No ano seguinte recomendou que não fossem "bispos a prazo, que têm necessidade de mudar sempre de direção, como remédios que perdem a capacidade de curar, ou como aqueles alimentos insípidos que devem ser deitados fora porque já se tornaram inúteis".

Aquilo que se espera dos bispos que venham a ser nomeados, tanto para Angra como para Bragança-Miranda, é que não as considerem como dioceses de "passagem", sempre à espreita de uma melhor, mas procurem antes amá-las nas suas especificidades e, até, nas dificuldades resultantes da sua situação periférica. Como Jesus amou os que eram considerados os mais desprezíveis e irrelevantes. E sintam alegria em ir às periferias anunciar um Deus próximo dos mais afastados.

Padre

NewsItem [
pubDate=2021-12-06 01:02:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/fernando-calado-rodrigues/precisam-se-bispos-que-amem-as-periferias--14382505.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=299
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_06_347353109_precisam-se-bispos-que-amem-as-periferias
, topics=[opinião, fernando calado rodrigues, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]