visao.sapo.ptPaulo Zacarias Gomes - 6 dez. 17:27

Visão | Tecnologia não são só bits e bytes

Visão | Tecnologia não são só bits e bytes

É também ter a coragem para atrair e reter o melhor talento através de uma cultura de valores fortes e impactantes

Numa fase em que a correria pelo melhor talento tecnológico é altamente competitiva, é necessário oferecer algo mais do que as melhores condições físicas no trabalho. Ao longo do último ano fomos privados do contacto social e das interações físicas que existiam nos escritórios e, de repente, a cultura empresarial, que era algo já adquirido, passou a ser testada e confirmada. As empresas que estavam apenas preocupadas com a satisfação imediata dos colaboradores não conseguiram lidar bem com este desafio, porque não tinham uma cultura sólida enraizada.

Para além de bits e bytes, é essencial e obrigatório incluir uma estratégia human centered focada nas relações, no crescimento, no caminho e na viagem profissional de cada colaborador. Todos nós somos diferentes, temos gostos diversos e somos únicos e, por isso, temos de ser tratados de forma individual e não como números. Não existe outra forma de atingir objetivos empresariais que não seja através do foco nas necessidades das nossas pessoas. Num sector tão competitivo como o nosso, esta necessidade passa a obrigatoriedade.

Liderança através de valores

A liderança através de valores tem, por base, a colocação das pessoas no centro do que fazemos, inspirando-as de forma a quebrarem o status quo através da criação de soluções inovadoras que adicionam valor à sua vida. Esta liderança requer coragem e transparência para amplificar a perspetiva da realidade. Ao promovermos uma cultura que desafia os limites e promove a constante superação, alavancada na complexidade e nos desafios resultantes dos nossos projetos, contribuímos para os nossos melhores talentos terem uma progressão crescente, expostos a ambientes onde só os melhores competem.

Não existe outra forma de atingir objetivos empresariais que não seja através do foco nas necessidades das nossas pessoas


Na InnoWave a liderança tem por base os valores que caracterizam o ADN da empresa, que são a base das nossas tomadas de decisão. Somos uma multinacional tecnológica focada na inovação de modelos tecnológicos e de negócio, com mais de 380 colaboradores espalhados por Portugal, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Índia. É uma diversidade cultural que nos enriquece como empresa e como equipa, e nos permite crescer, evoluir e criar novas perspetivas, que são cada vez mais globais. No entanto, existe uma cultura e um padrão comum nos comportamentos e ações praticadas pelas pessoas da empresa.

A escolha dos valores mais adaptados à nossa organização permite-nos selecionar, atrair e reter talento, focando-nos nos elementos basilares do ser humano. A atenção que damos na seleção dos talentos permite-nos entender as diferentes personalidades e o cultural fit de cada um aos nossos valores: “People first”, “Innovation”, “Courage” e “Transparency”.

Mudar vidas com inovação

No final do dia, tecnologia não são só bits e bytes, mas sim pessoas. A tecnologia é o reflexo puro da evolução humana ao nível da comunicação, criatividade, estudo, análise preditiva e do raciocínio lógico. No dia a dia de uma tecnológica, a única forma de criarmos impacto nas vidas das pessoas é empenhando-nos todos os dias em as percebermos melhor e trabalharmos o seu crescimento tendo em conta as suas necessidades. E é aí que, juntos, conseguimos mudar vidas através da inovação.

NewsItem [
pubDate=2021-12-06 18:27:58.0
, url=https://visao.sapo.pt/exame/opiniao-exame/2021-12-06-tecnologia-nao-sao-so-bits-e-bytes/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=511
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_06_274470271_visao-tecnologia-nao-sao-so-bits-e-bytes
, topics=[pessoas, exame, tecnologia, opinião]
, sections=[opiniao, vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]