www.jn.ptjn.pt - 6 dez. 00:07

O mecanismo do lucro

O mecanismo do lucro

O Governo vai acionar mais uma vez o chamado mecanismo-travão para evitar a descida de preço de alguns medicamentos. Dito assim parece um absurdo, um contrassenso. E é. Não há maneira de olhar para esta medida com bondade. Por muito que queiramos. A perversidade que conduz a esta necessidade deve servir de reflexão.

Ainda todos nos lembramos, quando em choque vimos o Mundo mudar, como nunca imaginámos que pudesse acontecer, diziam-nos que a provação por que estávamos a passar ia servir de lição. Não serviu. Como não serviram outras provas que a humanidade teve de vencer. Há um lado a que não conseguimos fugir.

É esse lado sombrio que o mecanismo-travão deixa a nu. Tal como é explicado hoje nas páginas do JN, foi decido, através de portaria, que, no âmbito da revisão de preços, os fármacos de valor igual ou inferior a 15 euros não podem baixar; já no intervalo dos 15 aos 30 euros, a redução de preço não poderá ser superior a cinco por cento. Ao impedir por via administrativa que determinados medicamentos baixem de preço, alguns com pouca procura mas a servir para doenças pouco comuns, evita-se o seu desaparecimento no mercado e, assim, assegura-se o acesso dos doentes.

Parece que estamos a perceber mal, mas não. É assim mesmo. Quando deixa de ser lucrativo, a indústria farmacêutica, a mesma que apresenta ano após ano milhões de lucros, não se disponibiliza para produzir remédios sem margem de rentabilidade. Muitos dirão que é assim mesmo que o mercado funciona. Outros terão leitura diferente e veem aqui o capitalismo mais selvagem.

Portanto, não nos admiremos se a taxa de vacinação global, contra a pandemia, não chega sequer aos 7 por cento nas zonas mais carenciadas do planeta. As vacinas são um bem precioso das farmacêuticas, por isso, sem falhas, vão proporcionar todas as doses necessárias aos favorecidos - que continuam a viver em pânico perante o risco de serem contaminados pela imensa horda de deserdados.

Editora-executiva-adjunta

NewsItem [
pubDate=2021-12-06 01:07:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/paula-ferreira/o-mecanismo-do-lucro-14382503.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=271
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_06_2147036478_o-mecanismo-do-lucro
, topics=[opinião, opiniao, paula ferreira]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]