observador.ptobservador.pt - 4 dez. 11:13

Operação Miríade. MP investiga ligações ao poder angolano de rede de tráfico de diamantes

Operação Miríade. MP investiga ligações ao poder angolano de rede de tráfico de diamantes

Irmão de advogado e um dos principais suspeitos pertence a órgão da Presidência da República de Angola. Empresa familiar com ligações a Luanda está a ser investigada pelo MP.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa está a investigar alegadas ligações de um dos principais suspeitos da Operação Miríade ao poder angolano, revela este sábado o semanário Expresso.

O suspeito em causa é um advogado, cuja identidade é apenas revelada pelo nome Artur A., que estará envolvido na rede alegadamente liderada pelo ex-comando Paulo Nazaré. O papel de tal advogado seria criar alegados esquemas de branqueamento de capitais em diversas operações financeiras concretizadas em Lisboa e em Luanda, tendo o montante total de tais operações alcançado diversos milhões de euros.

Um dos irmãos de Artur A. é membro do Conselho Económico e Social, um órgão da presidência da República de Angola que tem como papel aconselhar o presidente João Lourenço sobre matérias económicas, sociais e empresariais. Artur A. e o seu irmão serão sócios numa das empresas que estão a ser investigadas pelo DIAP de Lisboa: a Sublimedestino.

De acordo com o Expresso, um dos despachos do DIAP de Lisboa que faz parte dos autos da Operação Miríade revela que Artur A. tem “conhecimentos privilegiados” junto do poder económico e político angolano.

NewsItem [
pubDate=2021-12-04 12:13:43.0
, url=https://observador.pt/2021/12/04/operacao-miriade-mp-investiga-ligacoes-ao-poder-angolano-de-rede-de-trafico-de-diamantes/
, host=observador.pt
, wordCount=195
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_04_428207695_operacao-miriade-mp-investiga-ligacoes-ao-poder-angolano-de-rede-de-trafico-de-diamantes
, topics=[dciap, crime]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]