www.jn.ptjn.pt - 4 dez. 14:42

Católicos confiam na equipa que vai investigar abusos

Católicos confiam na equipa que vai investigar abusos

Competência da comissão liderada por Strecht elogiada por signatários de carta que pedia investigação independente.

Depois das reservas iniciais, alguns dos católicos que subscreveram a carta aberta a pedir à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) uma investigação independente aos abusos sexuais na Igreja manifestam confiança na equipa escolhida. Liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, a comissão junta outros cinco especialistas, entre os quais Laborinho Lúcio, juiz jubilado e ex-ministro da Justiça, e o psiquiatra Daniel Sampaio.

Nuno Caiado, primeiro subscritor daquela carta, fala de "um excelente naipe de pessoas", de "grande valia intelectual", capaz de assegurar "a independência e qualidade técnica" do trabalho. Este especialista em reinserção social acredita ainda que a equipa, anunciada quinta-feira, conseguirá "assegurar a blindagem necessária para travar eventuais tentações de controlo por parte da Igreja".

"A equipa dá segurança quanto à sua independência e esperança no futuro", afirma Nuno Caiado, assumindo, no entanto, que preferia um outro modelo, que passasse pela contratação de uma ou de mais "universidades com tradição e experiência nesta matéria", opção seguida na Alemanha.

Também José Manuel Pureza, deputado do BE que subscreveu aquela carta, se manifesta agradado com a solução encontrada. O jurista acredita que, com a "competência" e o "prestígio" que lhe é reconhecido, a equipa conseguirá conduzir um processo de investigação "muito capaz e atento aos silêncios" das vítimas, conseguindo também "ultrapassar obstáculos que possam surgir" associados a um processo desta natureza.

A expectativa de José Manuel Pureza é que a equipa consiga fazer o seu trabalho de forma "totalmente livre" e que lhe seja dado acesso "a toda a informação" necessária para fazer "um retrato fiel" da realidade em Portugal e propor medidas que "erradiquem a vergonha dos abusos".

Por seu lado, o jornalista Jorge Wemans confessa-se "surpreendido pela positiva" com a constituição da comissão, que considera "verdadeiramente independente e muito capaz". Diz ainda esperar que, "tal como aconteceu em França", a criação desta equipa possa incentivar outras áreas da sociedade portuguesa, como escolas e instituições que lidam com crianças, a avançar com iniciativas idênticas. Será a Igreja a financiar o funcionamento da comissão.

Nuno Caiado, primeiro subscritor da carta

"Equipa dá segurança quanto à sua independência. Acredito que terá a blindagem necessária para travar eventuais tentações de controlo por parte da Igreja"

NewsItem [
pubDate=2021-12-04 15:42:00.0
, url=https://www.jn.pt/nacional/catolicos-confiam-na-equipa-que-vai-investigar-abusos-14379805.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=354
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_04_1076170893_catolicos-confiam-na-equipa-que-vai-investigar-abusos
, topics=[igreja católica, confer�ncia episcopal portuguesa, igreja cat�lica, nacional, conferência episcopal portuguesa, abusos sexuais]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]