www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 4 dez. 15:08

Olha... estamos falidos

Olha... estamos falidos

De acordo com o governo, algures na década de 2050 não vai haver dinheiro para pensões.

O relatório do Orçamento do Estado para 2022, página 368, indica que a Segurança Social vai estar sem dinheiro para pagar pensões algures na próxima década já que as despesas vão ser maiores do que a receita. A situação vai manter-se até pelo menos 2060, o último ano da previsão governamental. O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, desenhado para tapar buracos momentâneos no sistema de previdência, vai esgotar-se em 2050. Sendo direto: estamos falidos.

Podemos ir enchendo o Fundo nestes anos de crescimento, mas não vai dar... Em primeiro lugar, porque não podemos pedir mais e mais dinheiro às gerações futuras - qual o limite para a carga fiscal sobre os mais novos? E em segundo lugar, porque a dinâmica é de insustentabilidade, o desequilíbrio parece ser sistemático; nunca conseguiremos pedir o suficiente se não paramos a sangria.

A reforma de Vieira da Silva, de garantir que só as contribuições eram definidas e que as prestações sociais eram as possíveis, não foi bem feita. Pessoalmente, não vejo oura solução senão a de ajustar reformas e pensões às prestações. Estamos falidos e a dinâmica é insustentável. Mas até aqui foram boas notícias.
Há pior. Este foi um dos temas do debate entre Passos Coelho e António Costa na campanha de 2015. No debate das três televisões houve troca de argumentos sobre a forma de corrigir esta situação: plafonamento das pensões, ajustamento horizontal (ajustamento das pensões na mesma geração) ou vertical (ajustamento financeiro entre gerações). Havia ainda quem pensasse reduzir as contribuições sociais para estimular a economia e dar a volta por cima - se a economia crescesse, haveria mais dinheiro.

Na altura, o buraco reconhecido era pequeno, de 600 milhões de euros (metade do que pusemos este ano na TAP). A má noticia é esta: a vontade reformista que existia nos principais partidos acabou a seguir às eleições. No PS, falta saber se a culpa foi da gerigonça ou se nunca houve intenção de fazer fosse o que fosse.

Mas há ainda pior: hoje o tema não é reconhecido, debatido, não há vontade reformista e os indicadores são maiores e imparáveis. Estamos falidos. A dinâmica é insustentável. E ninguém quer saber.

Filipe Charters de Azevedo é fundador e CEO da Data XL e da SafeCrop

NewsItem [
pubDate=2021-12-04 16:08:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/olha-estamos-falidos-14376302.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_12_04_1025897077_olha-estamos-falidos
, topics=[opinião, economia, opinião: filipe charters de azevedo]
, sections=[opiniao, economia]
, score=0.000000]