www.jn.ptjn.pt - 25 jul. 15:04

Quando há camionistas e psicólogas que decidem ser cabeleireiros

Quando há camionistas e psicólogas que decidem ser cabeleireiros

São cada vez mais os profissionais de outros ramos que ficaram desempregados e decidiram tirar os cursos ministrados pela escola da associação do setor, no Porto.

Foram contabilistas, militares, psicólogos, camionistas e até bancários. Mas quando a pandemia lhes mudou o rumo da vida, deixando-os no desemprego, entenderam que era a oportunidade de concretizarem um sonho, consecutivamente adiado, ou uma forma de nunca lhes faltar trabalho. Esta é a realidade de muitos dos alunos que estão a tirar os cursos de cabeleireiro e de barbeiro na escola da Associação de Cabeleireiros de Portugal (ACP), com sede no Porto.

"Ainda que a pandemia tenha trazido constrangimentos, que inclusive obrigaram à interrupção da formação, esta é uma profissão que não tem desemprego", diz Fernando de Sousa, presidente da ACP. Tanto assim que "a grande maioria da turma de cabeleireiro - constituída por 12 formandos - e que realizam a prova final amanhã, já trabalham", destaca Cristina Ferreira, coordenadora pedagógica e secretária-geral da ACP. Um motivo de "orgulho", sublinha Fernando de Sousa.

NewsItem [
pubDate=2021-07-25 16:04:00.0
, url=https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/quando-ha-camionistas-e-psicologas-que-decidem-ser-cabeleireiros-13971916.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=142
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_25_582102703_quando-ha-camionistas-e-psicologas-que-decidem-ser-cabeleireiros
, topics=[cabelo, porto, cabeleireiros, profissões, trabalho, concelho porto, profiss�es, camionistas, psic�logos, local]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]