visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 25 jul. 10:00

Visão | 5 atitudes que evitam riscos nos mergulhos e lhe podem salvar a vida

Visão | 5 atitudes que evitam riscos nos mergulhos e lhe podem salvar a vida

Após o impacto com o solo, o pescoço recebe o peso do corpo, absorvendo o impacto e produzindo uma brusca flexão ou extensão do pescoço. Isto resulta, muitas vezes, numa fratura ou deslocamento de vértebra cervical, que pode resultar em trauma da medula espinhal

Se é homem e tem menos de 30 anos, deve ter especial atenção a este artigo. Segundo Luís Teixeira, médico ortopedista especialista em patologia da coluna vertebral, este é o perfil das vítimas das lesões cervicais provocadas por mergulhos nas praias, piscinas e zonas balneares costeiras ou fluviais. E, além do sexo e idade, há uma outra mistura perigosa: calor e bebidas alcoólicas. Um estudo recente do Centro Norte-americano de Biotecnologia, explica o especialista, vem revelar que jovens do sexo masculino, entre os 15 e os 30 anos, associados ao verão e ao álcool são uma combinação explosiva. “Os acidentes de mergulho são a quarta causa de lesão medular e vários estudos demonstram que a maioria ocorre em lugares com uma profundidade inferior a 150 centímetros” avisa, explicando que “quando superior a 3m/s, a velocidade do impacto é suficiente para causar lesões cervicais irreversíveis”.

“O homem médio pesa 80 kg e chega a atingir os 15 km/h na execução do mergulho. A força que é exercida sobre esta estrutura sensível é simplesmente insustentável”, diz o médico Luís Teixeira

“Se pensarmos que o homem médio pesa normalmente 80 kg e chega a atingir os 15km/h na execução do mergulho, a força que é exercida sobre esta estrutura sensível é simplesmente insustentável”, avisa o médico e também presidente da associação sem fins lucrativos Spine Matters, contando: “A maioria das fraturas ocorre precisamente entre a 5ª e a 7ª verticais, mas em função da velocidade e profundidade pode atingir outras vértebras com consequências ainda mais graves.” O médico explica, no vídeo, como ocorrem as lesões e o que deve ser feito, para as evitar, na hora de mergulhar.

Números

Estatísticas apresentadas do Sistema Nacional de Saúde sobre acidentes de mergulhos

96% atingem coluna cervical

É esta zona com 7 vértebras que mais é afetada pelos traumatismos

15% ficam tetraplégicos

Não é raro o acidente afetar o tronco, os braços e as pernas

92% são homens

Os jovens dos 15 aos 30 são os que correm maior perigo

85% entre maio e setembro

Maioria dos acidentes acontecem nos meses mais quentes

Após o impacto com o solo, o pescoço recebe o peso do corpo, absorvendo o impacto e produzindo uma brusca flexão ou extensão do pescoço podendo ocasionar uma fratura ou deslocamento de vértebra cervical, (geralmente a C5 ou a C6), que pode resultar em trauma da medula espinhal

Como ocorrem as lesões

Médico Luís Teixeira explica de que forma acontecem os traumatismos durante o mergulho

  1. Ao mergulhar com o corpo curvado em local raso, a cabeça bate no solo.

2. Após o impacto com o solo, o pescoço recebe o peso do corpo, absorvendo o impacto e produzindo uma brusca flexão ou extensão do pescoço podendo ocasionar uma fratura ou o deslocamento de vértebra cervical, (geralmente a C5 ou a C6), que pode resultar em trauma da medula espinhal.

3. A fratura ou luxação das vértebras comprime a medula responsável pela transmissão das ordens vindas do cérebro para todas as regiões do corpo humano.

4. A compressão da medula causa uma necrose (morte dos tecidos e células da região atingida), o que impede a transmissão dos estímulos vindos do cérebro e também da sensibilidade dos membros.

5. A pessoa fica paralisada e não sente os seus membros. Segundo o grau da lesão da medula, o mergulhador pode ficar tetraplégico, (sem movimentação nos braços e nas pernas) ou paraplégico, paralisado só nas pernas. 

NewsItem [
pubDate=2021-07-25 11:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-07-25-5-atitudes-que-evitam-riscos-nos-mergulhos-e-lhe-podem-salvar-a-vida/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=554
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_25_1641091834_visao-5-atitudes-que-evitam-riscos-nos-mergulhos-e-lhe-podem-salvar-a-vida
, topics=[verão, saúde, vídeo, visão saúde, perigos mergulhos, mergulhos]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]