expresso.ptexpresso.pt - 19 out. 13:51

Agência Espacial Portuguesa abre concurso para novo presidente

Agência Espacial Portuguesa abre concurso para novo presidente

“É exigida comprovada experiência internacional e visão estratégica, bem como conhecimento na gestão e angariação de fundos internacionais", refere a Agência em comunicado

As candidaturas para a presidência da Agência Especial Portuguesa arrancou esta segunda-feira para só terminar no dia 31 de janeiro de 2021. A Agência Espacial informa que a escolha da pessoa que vai suceder a Chiara Manfletti, que anunciou a saída a fim de trabalhar numa eventual candidatura à liderança da Agência Espacial Europeia (ESA) deverá ser levada a cabo por um júri. Até à tomada de posse do novo presidente, o cargo deverá ser assegurado de forma interina por Ricardo Conde.

“É exigida comprovada experiência internacional e visão estratégica, bem como conhecimento na gestão e angariação de fundos internacionais e capacidade para desempenhar a função de acordo com os princípios e objetivos definidos na estratégia Portugal Espaço 2030”, refere a Agência Espacial Portuguesa em comunicado.

Paulo Ferrão, antigo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Miguel Bello, presidente do AIR Centre, e a própria Chiara Manfletti deverão presidir ao júri que vai escolher a próxima liderança da Agência Espacial Portuguesa.

Além de representar Portugal na estratégia da UE para o Espaço, o futuro presidente da agência espacial deverá ainda representar o País na Agência Europeia do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA).

O comunicado da Agência Espacial Portuguesa refere ainda que a pessoa que vier a ser escolhida pelo júri “será por inerência chefe da delegação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA), no Observatório Europeu do Sul (ESO) e na direção do Telescópio Solar Europeu“.

NewsItem [
pubDate=2020-10-19 14:51:00.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-10-19-Agencia-Espacial-Portuguesa-abre-concurso-para-novo-presidente
, host=expresso.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_19_831661692_agencia-espacial-portuguesa-abre-concurso-para-novo-presidente
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]