expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 19:09

Presidenciais. PS acelera calendário da discussão para se demarcar de Marcelo

Presidenciais. PS acelera calendário da discussão para se demarcar de Marcelo

Não foram bem recebidos os recados do PR a Costa por causa do Benfica. Discussão em outubro é menos favorável a Marcelo

As sondagens mostram que uma grande percentagem de socialistas se prepara para votar em Marcelo Rebelo de Sousa. Mas não é esse o sentimento de muitos dirigentes, que não querem apoios escondidos do PS ao atual Presidente. O PS, que inicialmente tinha previsto uma decisão tardia, já depois de o Chefe de Estado oficializar a recandidatura, recuou e reunirá os órgãos nacionais a meio de outubro. Com este acelerar dos motores, os socialistas afastam-se do calendário de Marcelo, numa espécie de prenúncio do que pode ser a relação no segundo mandato.

As ações de Marcelo nas últimas semanas fizeram levantar sobrancelhas no Largo do Rato: o Presidente, que Ana Gomes descreveu como tendo andado num “encosto” com o primeiro-ministro, teve uma rentrée virada do avesso em relação ao Governo, e isso cheira a sinais do que poderão ser os próximos anos... ainda mais se esse mandato começar com uma reelei­ção expressiva. Como um dirigente socialista dizia ao Expresso, tem-se notado um “marcelismo mais ativo e a tentar demarcar-se publicamente do Governo”. Foram vários os episódios registados: os puxões de orelhas por causa da reabertura do ano letivo, as críticas a propósito da Festa do “Avante!”, a sugestão de que os portugueses deviam escolher outro Governo e por fim os tiros a António Costa por causa do apoio a Luís Filipe Vieira.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 20:09:17.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-09-19-Presidenciais.-PS-acelera-calendario-da-discussao--para-se-demarcar-de-Marcelo
, host=expresso.pt
, wordCount=232
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_905113775_presidenciais-ps-acelera-calendario-da-discussao-para-se-demarcar-de-marcelo
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]