expresso.ptexpresso.pt - 20 set. 00:01

Espanha. Arancha González Laya ao Expresso: “O que protege os cidadãos é a partilha de soberania”

Espanha. Arancha González Laya ao Expresso: “O que protege os cidadãos é a partilha de soberania”

Entrevista a Arancha González Laya, ministra dos Negócios Estrangeiros, UE e Cooperação de Espanha

De visita-relâmpago a Portugal para preparar a cimeira bilateral de outubro, a chefe da diplomacia espanhola falou com o Expresso no dia em que a presidente da Comissão Europeia proferia o discurso do estado da união. Arancha González Laya abordou a situação do projeto europeu e o papel que Portugal e Espanha podem desempenhar nele e noutros desafios globais.

Um dos seus tweets recentes comemorava o 25º aniversário da cimeira das Nações Unidas sobre as mulheres. Que falta fazer para reforçar a representação das mulheres em cargos de poder?

Foi só há 25 anos que decidimos, enquanto comunidade internacional, que os direitos humanos são direitos das mulheres e os direitos das mulheres são direitos humanos. Parece óbvio, mas a realidade mostra que ainda não aceitámos isso plenamente. Vê-se na economia, na política, na esfera digital, na violência. Há um caminho a percorrer. A primeira coisa de que precisamos é de uma grande dose de vontade política. Fala-se muito de “empoderar”, que contém a palavra “poder”. Quem tem poder não quer partilhá-lo, quem não o tem deseja ter mais. Faltam leis e mecanismos que permitam ver onde se está a avançar, ou não. Uma mudança de mentalidades. A questão da igualdade entre homens e mulheres não é ideológica, como alguns querem fazer crer. É uma questão de justiça. No século XXI isso tem de ficar claro.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-09-20 01:01:22.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-09-20-Espanha.-Arancha-Gonzalez-Laya-ao-Expresso-O-que-protege-os-cidadaos-e-a-partilha-de-soberania
, host=expresso.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_820279008_espanha-arancha-gonzalez-laya-ao-expresso-o-que-protege-os-cidadaos-e-a-partilha-de-soberania
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]