www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 19 set. 13:00

Os pecados do mundo

Os pecados do mundo

O caso da Universidade de Edimburgo é exemplar: agora, para não ofender a sensibilidade da seita, o nome de David Hume será apagado de um dos seus edifícios. Porque era “racista”, como acusam os analfabetos do anacronismo? - Opinião , Sábado.
UMA AMIGA INFORMADA dizia-me há tempos que "a cultura do cancelamento" encerrava um mistério. Vemos estátuas derrubadas, livros proscritos, reputações perseguidas e destruídas, nomes apagados – e são sempre pessoas brancas que lideram a turba. Um caso clássico de má consciência pelo passado racista/imperialista do Ocidente?

Entendo o raciocínio. Discordo dele. A conversa da má consciência nunca me convenceu. O motivo principal pelo qual são os brancos, e não necessariamente os negros, que comandam as novas inquisições explica-se com a religião. Nos Estados Unidos, e de acordo com o Pew Research Center, os negros são aqueles que mais vão à igreja. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 16 de setembro de 2020.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2020-09-19 14:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/joao-pereira-coutinho/detalhe/os-pecados-do-mundo
, host=www.sabado.pt
, wordCount=138
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_806804895_os-pecados-do-mundo
, topics=[opinião, joão pereira coutinho]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]