desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 19 set. 06:00

Antevisão: Dragão recebe o primeiro grande duelo da época (logo ao segundo dia)

Antevisão: Dragão recebe o primeiro grande duelo da época (logo ao segundo dia)

Ao segundo dia da Primeira Liga 2020/2021 chega-nos o primeiro grande jogo da época: o campeão FC Porto recebe o SC Braga, equipa que fechou o pódio ...

Ao segundo dia da Primeira Liga 2020/2021 chega-nos o primeiro grande jogo da época: o campeão FC Porto recebe o SC Braga, equipa que fechou o pódio na última época, no Estádio do Dragão a partir das 21 horas deste sábado.

As duas equipas chegam à Primeira Liga depois de uma pré-epoca geralmente positiva, ainda que ambos os emblemas tenham somado uma derrota. Sérgio Conceição começa pela quarta vez uma época no banco dos 'dragões', enquanto que Carlos Carvalhal faz a sua estreia oficial como treinador do SC Braga, depois de na época transata ter levado o Rio Ave à sua melhor classificação de sempre.

"Compre o que é nosso"

O mercado interno teve uma forte influência nos reforços que o FC Porto adquiriu para a época em que vai defender o título conquistado no passado mês de julho - sim, só passaram dois meses... Dos cinco reforços azuis e brancos apenas um não jogou na I Liga na última época: Evanilson, avançado brasileiro que chegou proveniente do Fluminense por 7,5 milhões de euros.

Os restantes quatro vieram de emblemas nacionais: Carraça rumou ao Dragão vindo do Bessa e Cláudio Ramos veio de Tondela para o Porto a custo zero, depois de terminarem os seus contratos com os dois emblemas. Além destes, e já a obrigar a SAD portista a gastar, chegou Zaidu Sanusi, do Santa Clara (4 milhões de euros) e Mehdi Taremi, o avançado iraniano que se destacou ao serviço do Rio Ave na última época.

Até ao mercado fechar ainda faltam uns dias e parece que as compras na Liga Portuguesa ainda não terminaram, com Toni Martinez, no Famalicão, a ser apontado como um dos nossos reforços de Conceição. Lá fora, o FC Porto olha também para a possibilidade de contratar Otamendi, que alinha pelo Manchester City.

Um "Top Gun" para um novo treinador

O SC Braga foi rápido no mercado anunciando o seu primeiro reforço para a nova época dois dias depois do último jogo na Primeira Liga - curiosamente frente ao FC Porto - Guilherme Schettine deixou o Santa Clara para rumar à Cidade dos Arcebispos, no mesmo dia em que Carlos Carvalhal foi confirmado como o novo treinador do SC Braga.

Dias depois, os bracarenses confirmaram uma das grandes surpresas deste mercado de transferências nacional até ao momento, Nicolas Gaitán, ex-Benfica, assinou pelo SC Braga depois de uma passagem pelo Lille, tendo direito a um original vídeo de apresentação 'à lá Top Gun'.

O imperdível vídeo de apresentação de Gaitán no SC Braga, com uma piscadela ao filme 'Top-Gun' Ver artigo

Para além do argentino, os guerreiros confirmaram ainda as chegadas de Iuri Medeiros, (vindo do Nuremberga), Zé Carlos (do Leixões),  André Castro (Goztepe) e Al Musrati (V. Guimarães).

Histórico recente deixa Dragão em alerta

O FC Porto começa a defesa do título de campeão nacional frente a uma equipa contra a qual saiu sempre derrotada na última época. Nas três partidas entre os dois emblemas, os azuis e brancos perderam sempre, tendo inclusive perdido a Taça da Liga para os bracarenses.

A seca de vitórias frente ao Braga vem já desde março de 2019, quando os dois emblemas empataram na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Desde ai quatro jogos, três derrotas para o FC Porto e um empate.

Olhando numa perspetiva mais geral, o histórico é claramente favorável aos dragões: em 157 jogos realizados entre as duas equipas desde 1926 o FC Porto venceu 107 deles, tendo empatado 27 e perdido 23. A jogar em casa o domínio do Dragão aumenta com 65 vitórias em 78 jogos. Nos restantes somou oito empates e cinco derrotas frente aos bracarenses.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirma que o SC Braga é uma "equipa difícil" que tem trabalhado bem e crescido nas últimas épocas, não esperando qualquer facilidade frente aos bracarenses.

"O segredo está na forma como se trabalha, e na forma como o Sporting de Braga tem trabalhado. Vamos encontrar um clube que tem trabalhado de forma extremamente sólida, uma equipa difícil, num jogo difícil. Hoje em dia, o conhecimento é tão grande que acaba por não haver tantos segredos. amos encontrar um clube bastante sólido, que está bastante bem, cresceu muito nos últimos anos. Tem-se afirmado como um grande. Não sei se é o quarto, o terceiro, o segundo ou o primeiro, isso depende da classificação ao fim da época. É um clube que tem naturais aspirações a vencer títulos", disse.

Já Carlos Carvalhal, técnico do SC Braga, afirmou que o facto de ter treinado Taremi na última época não lhe traz qualquer vantagem, uma vez que o que preocupa o treinador é a qualidade coletiva dos dragões.

"O Taremi é um excelente jogador, mas o FC Porto foi campeão não por uma ação individual, mas pelo seu coletivo. A haver uma estrela no FC Porto é o Sérgio Conceição, que fez um trabalho fantástico. O que nos preocupa é a qualidade da equipa no seu todo, não temos o nosso foco nas individualidades", referiu.

Arbitragem

João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, é o árbitro da partida no Estádio do Dragão. Tiago Costa e Nuno Eiras serão os assistentes da partida com Manuel Oliveira no papel de quatro árbitro.

A cargo do vídeoárbitro estará Tiago Martins, auxiliado por Pedro Mota.

A partida tem inicio marcado para as 21 horas, no Estádio do Dragão e pode se acompanhada AO MINUTO no SAPO Desporto.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 07:00:08.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-2
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=892
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_728710858_antevisao-dragao-recebe-o-primeiro-grande-duelo-da-epoca-logo-ao-segundo-dia
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]