pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 set. 15:00

Processo de 5 nm da TSMC está quase todo reservado para o iPhone 12

Processo de 5 nm da TSMC está quase todo reservado para o iPhone 12

O processo de 5 nm da fabricante TSMC já está praticamente todo reservado este ano para os novos iPhone, iPad e Macbook da Apple.

Os novos iPhones 12, e outros produtos Apple, estão quase a ser revelados pela gigante de Cupertino. E enquanto o grande dia não chega, vários detalhes vão sendo conhecidos para nos dar uma melhor noção daquilo que está para vir.

De acordo com as informações, o processo de 5 nanómetros da fabricante TSMC já está praticamente todo reservado este ano para a marca da maçã. O processo está  assim a ser utilizado na produção dos chips A14 do próximo iPhone.

A Apple poderá lançar o novo iPhone 12 já no próximo mês de outubro, mas até lá algumas novidades vão sendo desvendadas.

No que respeita ao chip A14 Bionic de 5 nm, já em julho se confirmou que este seria produzido pela TSMC (Taiwan Semicondutor Manufacturing Company), a maior do Taiwan. Este processador deverá ainda ser 40% mais potente do que o A13 Bionic de 7 nm do iPhone 11.

Apple reservou a maior parte do processo de 5 nm da TSMC para 2020

De acordo com o relatório da DigiTimes, o processo de produção de 5 nm da TSMC está completamente reservado até ao final de 2020. E a maior parte da reserva foi feita pela Apple. Estes chips vão assim integrar nos novos produtos da empresa de Cupertino, como o próximo iPhone 12 e também nova geração de iPads e Macbooks.

Quando a fabricante se encontrava sobretudo na produção do processo de 7 nm, o stock foi completamente absorvido não só pela Apple, como também pela AMD e Intel.

Assim, esta mega reserva de chips de 5 nm, dá agora a entender que a marca da maçã vai utilizá-los numa quantidade bastante significativa de equipamentos. Os componentes serão então utilizados nos próximos iDevices, em especial no processador A14 Bionic da Apple. E, de acordo com o que se sabe, será quase certo que estaremos perante um potente processador.

Processador do iPhone 12, o A14, será o mais poderoso alguma vez feito para smartphones

Mas a TSMC não pode ficar dependente apenas da Apple

Por outro lado, o TechPowerUp alerta que a fabricante de Taiwan não pode nem deve ficar dependente apenas de uma empresa como a Apple. Um dos motivos é que, assim, a TSMC poderá deixar de conseguir fornecer outros clientes.

Nesse sentido, alguns rumores diziam que a Sony havia cortado a sua encomenda de chips de 7 nm para a sua PlayStation 5, devido a possíveis problemas nas quantidades desejadas. Mas o DigiTimes adianta que a taxa de rendimento dessa produção está estável e que o processo dos SoCs para a PS5 está a decorrer sem problemas.

Leia também:

Chips de 3 nanómetros podem começar a ser fabricados já em 2021

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 16:00:43.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/processo-de-5-nm-da-tsmc-esta-quase-todo-reservado-para-o-iphone-12-da-apple/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=434
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_7075587_processo-de-5-nm-da-tsmc-esta-quase-todo-reservado-para-o-iphone-12
, topics=[apple, tecnologia, 5 nm, tsmc, a14 bionic, chips, iphone/apple watch, iphone 12, hardware]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]