expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 19:16

Exploração: o tempo das grandes aventuras chegou mesmo ao fim?

Exploração: o tempo das grandes aventuras chegou mesmo ao fim?

A história da Humanidade é, toda ela, uma enorme aventura. Os seres humanos povoaram o planeta a uma velocidade incrível e, depois de se tornarem a espécie dominante, dedicaram-se a procurar os extremos da Terra. Já estivemos em todo o lado e até há quem defenda que o tempo das grandes aventuras chegou ao fim. Mas será mesmo assim?

Os cientistas são unânimes numa coisa: a curiosidade é uma das características que levaram a espécie humana a tornar-se “dona” da Terra. Mais nenhum animal sente a pulsão de atravessar uma cadeia de montanhas ou enfrentar mares desconhecidos quando está bem instalada. Os humanos fizeram-no e ainda o fazem. Mesmo que haja comida, o clima seja favorável e ninguém nos hostilize, há sempre algo que nos empurra rumo ao que está para lá da linha do horizonte – e foi assim que o Homo sapiens colonizou o planeta em tempo recorde. Essa enorme aventura inicial deu lugar depois a uma cultura de descoberta: nos últimos séculos, os homens (e as mulheres) viajaram até aos locais mais recônditos e inacessíveis, procuraram recordes e atingiram limites. E agora? Ainda resta espaço para os grandes aventureiros?

Já não há, praticamente, zonas cinzentas no mapa da Terra, os navegadores percorreram todas as rotas, os alpinistas chegaram aos picos mais altos, um submarino tocou no fundo da mais profunda fossa oceânica, nadou-se, esquiou-se, voou-se, pedalou-se, remou-se, caminhou-se por todo o lado e nas mais variadas configurações. A própria espécie humana, na parte do mundo em que a sobrevivência diária deixou de ser uma preocupação, parece cada vez mais desligada dos desafios físicos, centrando-se na tecnologia.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 20:16:21.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-09-16-Exploracao-o-tempo-das-grandes-aventuras-chegou-mesmo-ao-fim-
, host=expresso.pt
, wordCount=222
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_676218211_exploracao-o-tempo-das-grandes-aventuras-chegou-mesmo-ao-fim
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]