rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 set. 15:57

Presidente da Cáritas expressa louvor "pelo dom da vida" de D. Anacleto

Presidente da Cáritas expressa louvor "pelo dom da vida" de D. Anacleto

"Os nossos sentimentos são de esperança na certeza de que, pela plenitude da comunhão em que vive com Deus e com todos, continuará a acompanhar a nossa missão de proclamar a Palavra ao pobres e a levar-lhes a libertação das amarras das injustiças", declara o presidente da Cáritas.

A Cáritas Portuguesa recebeu "com grande tristeza e dor a notícia do falecimento inesperado e trágico de D. Anacleto Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo".

Em nota enviada à Renascença, o presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca, escreve que D. Anacleto "deixa as marcas de um homem que se dedicou com ternura e inteligência ao povo que serviu na Igreja Diocesana de Viana do Castelo, mas também no Patriarcado de Lisboa, onde foi bispo auxiliar e na Diocese de Leiria-Fátima em que desempenhou a missão de presbítero.

A Cáritas Portuguesa expressa o seu louvor "pelo dom da vida", de D. Anacleto, "marcada pela afabilidade e pela dedicação ao estudo, proclamação e esforço por testemunhar a Palavra de Deus".

"Os nossos sentimentos são de esperança na certeza de que, pela plenitude da comunhão em que vive com Deus e com todos, continuará a acompanhar a nossa missão de proclamar a Palavra ao pobres e a levar-lhes a libertação das amarras das injustiças", declara o presidente da Cáritas, assegurando que a instituição a que preside se manterá unida a "ele pela oração e pela vontade de continuar a anunciar a Boa Nova aos que mais dela precisam".

D. Anacleto Oliveira morreu na sexta-feira, na sequência de um despiste de automóvel ocorrido na Autoestrada 2 (A2), perto de Almodôvar.

O óbito foi declarado no local e o corpo encaminhado para o serviço de Medicina Legal do hospital de Beja.

Muitas têm sido as reações de pesar pelo falecimento do bispo de Viana do Castelo. O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se “chocado e pesaroso”. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sublinha que “o que é bom nunca se perde”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já decretou dois dias de luto. Aguardam-se informações sobre as cerimónias fúnebres.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 16:57:22.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/09/19/pais/presidente-da-caritas-expressa-louvor-pelo-dom-da-vida-de-d-anacleto/noticia/207674/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=299
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_653383422_presidente-da-caritas-expressa-louvor-pelo-dom-da-vida-de-d-anacleto
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]