desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 19 set. 18:33

Eleições para os órgãos sociais do Belenenses com três candidaturas

Eleições para os órgãos sociais do Belenenses com três candidaturas

É a terceira vez que Patrick Morais de Carvalho vai a votos, depois de uma vitória tangencial em 2014, com 52,4% dos votos, e de uma vitória tranquila ...

As eleições dos órgãos sociais do Belenenses vão ter três candidaturas, encabeçadas pelo atual presidente, Patrick Morais de Carvalho, por Luís Figueiredo e por Carlos Canhoto Fernandes, comunicou hoje o presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG).

“Dentro do prazo foram apresentadas três listas aos órgãos sociais, subscritas por mais de 50 sócios efetivos, na plenitude dos seus direitos e com mais de um ano de filiação no CFB [Clube de Futebol ‘Os Belenenses’]. Os candidatos a eleger apresentados pelas três candidaturas cumprem os requisitos legais e estatutários que lhes conferem o direito de ser candidatos aos órgãos sociais do CFB”, refere o comunicado, com o prazo de apresentação das listas a ter terminado às 24 horas de quinta-feira.

Patrick Morais de Carvalho, a dirigir o clube da Cruz de Cristo desde 2014, voltou a candidatar-se, depois de os últimos anos terem sido marcados pelo litígio com a sociedade anónima desportiva (SAD) do Belenenses, que mudou a equipa profissional para o Estádio Nacional, em Oeiras, quando o protocolo de utilização do Restelo terminou, no início da temporada 2018/19.

É a terceira vez que Patrick Morais de Carvalho vai a votos, depois de uma vitória tangencial em 2014, com 52,4% dos votos, e de uma vitória tranquila em 2017, sem concorrência, em queobteve 85,5%.

Sob o lema 'Belenenses com Futuro', Morais de Carvalho continua a ser acompanhado por Pedro Pestana Bastos, para a presidência da MAG, e por João José Morão, candidato ao cargo de presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.

O gestor Luís Figueiredo é o candidato do ‘Movimento dos Históricos’ e tem como principal objetivo fazer uma proposta de recompra da SAD e devolver o futebol profissional ao Restelo, mas também dinamizar e concluir o complexo do Restelo, aumentar o número de sócios, desenvolver as modalidades amadoras e pacificar as relações do clube com todos os ‘stakeholders’ [grupos de interesse].

Luís Figueiredo, de 64 anos, é acompanhado na lista pelo gestor João Tarrana, candidato a presidente da MAG e pelo bancário Luís Filipe Coito Pinto, candidato à presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Já o economista Carlos Canhoto Fernandes, o último candidato a apresentar-se ao sufrágio, propõe-se a resgatar o estatuto do Belenenses enquanto referência nacional e instituição com mais forte implementação desportiva em Lisboa.

O ex-futebolista do clube, entre 1972/73 e 1983/84, escolheu Fernando Veiga Gomes para a MAG e Jorge Gomes Pedro para o Conselho Fiscal e Disciplinar.

Devido à evolução negativa da pandemia de covid-19, o sufrágio, que se realiza em 17 de outubro, entre as 10:00 e as 19:00, alterou-se do pavilhão Acácio Rosa para uma zona ao ar livre do complexo do Restelo, na qual os sócios poderão escolher quem comandará os desígnios do clube no triénio 2020-2023, com os sócios que residem a mais de 50 quilómetros da sede do clube a poderem votar por correspondência.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 19:33:51.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/artigos/eleicoes-para-os-orgaos-sociais-do-belenenses-com-tres-candidaturas
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=463
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_557042158_eleicoes-para-os-orgaos-sociais-do-belenenses-com-tres-candidaturas
, topics=[desporto, futebol, /futebol/]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]