expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 11:46

Covid-19: Médicos recusam integrar brigadas rápidas dos lares

Covid-19: Médicos recusam integrar brigadas rápidas dos lares

Equipas SOS para idosos institucionalizados só preveem 20 clínicos para cuidados de rotina e nenhum está contratado. Criticam condições a menos e responsabilidade a mais

Anunciadas pelo Governo como o balão de oxigénio para a ‘asfixia’ nos lares depois dos surtos com dezenas de mortos por covid-19, as Brigadas de Intervenção Rápida não são, afinal, brigadas nem a sua atuação será de emergência médica. Na verdade, são equipas de pessoal para limpeza, higiene, alimentação e demais cuidados a quem é idoso e institucionalizado. Está previsto algum apoio em saúde, mas, para já, por enfermeiros e psicólogos, porque os médicos estão a recusar a proposta. Até agora não há qualquer contrato assinado e os poucos clínicos que se mostraram disponíveis só aceitam estar de chamada ao lar em caso de necessidade.

“Não tem sido fácil encontrar médicos para trabalhar nos lares, sobretudo no Interior. A alternativa tem sido o regime de prevenção, estar de chamada ao lar quando necessário, e em prestação de serviços”, explica Ricardo Garcia, diretor de operações da CVP. Mesmo pagando acima da tabela pública, os valores rondam os 50 euros por hora, os clínicos não aceitam a responsabilidade acrescida e a diminuída segurança. “A falta de condições também está a dificultar o recrutamento. Por exemplo, não existir um gabinete ventilado no lar.”

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções existentes e tenha acesso a todos os artigos

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 12:46:26.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-09-19-Covid-19-Medicos-recusam-integrar-brigadas-rapidas-dos-lares
, host=expresso.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_36776898_covid-19-medicos-recusam-integrar-brigadas-rapidas-dos-lares
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]