pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 set. 17:00

HubMAP: O "Google Maps" direcionado para o corpo humano

HubMAP: O "Google Maps" direcionado para o corpo humano

O Programa HuBMAP pretende ser uma espécie de atlas para médicos para os ajudar a entender as relações entre a organização e função de células.

O Google Maps  é hoje uma das ferramentas digitais mais conhecidas do mundo. Através desta plataforma podemos facilmente conhecer locais, definir percursos, ver informações de trânsito, etc. Já imaginou existir uma solução idêntica, mas para o corpo humano?

Chama-se HubMAP (Human BioMolecular Atlas Program) e é um estilo de Google Maps para o corpo humano.

HuBMAP – o mapa 3D do corpo humano

Um adulto tem na sua composição milhões de células invisíveis ao olho humano. Apesar da tecnologia moderna ajudar a eliminar muitos mistérios, o nosso corpo ainda “esconde” muitas informações que são até desconhecidas dos cientistas. O modo como as células interagem, como se ligam e se organizam em tecidos e órgãos tem um efeito direto na nossa saúde.

O Programa HuBMAP pretende ser uma espécie de atlas para médicos para os ajudar a entender as relações entre a organização e função de células e tecidos, bem como a saúde humana. Este projeto é composto por 18 equipas e tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Jonathan Silverstein, professor de Informática Biomédica da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, faz parte do grupo de trabalho que visa o desenvolvimento da plataforma HuBMAP, criando um mapa 3D interativo do corpo.

Segundo ele, “até agora, os métodos de analisar o corpo humano eram, em geral, limitados”.  O investigador revela ainda que o projeto está a ser muito desafiante e referiu ainda que o mapa pode ser usado de várias formas e para diversos fins. Silverstein chega mesmo a dizer que este pode ser um enorme passo no tratamento de doenças.

Podem ver em vídeo melhor como é o projeto HubMAP.

Esta semana foi já divulgado o primeiro conjunto de dados para uso da comunidade científica e pelo público em geral. Toda a informação pode ser encontrada em portal.hubmapconsortium.org.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 18:00:23.0
, url=https://pplware.sapo.pt/internet/hubmap-o-google-maps-direcionado-para-o-corpo-humano/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_2002100498_hubmap-o-google-maps-direcionado-para-o-corpo-humano
, topics=[tecnologia, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]