pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 set. 10:00

TikTok apela que as redes sociais se unam para evitar bloqueio nos EUA

TikTok apela que as redes sociais se unam para evitar bloqueio nos EUA

Como resposta ao iminente bloqueio do TikTok dos EUA, a CEO da app Vanessa Pappas veio agora apelar que as redes sociais se unam contra esta decisão.

O cerco está apertado para a atividade do TikTok nos Estados Unidos da América. Ontem o governo de Trump emitiu uma nota com a indicação de que esta e outras aplicações chinesas serão banidas do país já a partir deste domingo, dia 20 de setembro.

Como resposta a esta iminente decisão, a CEO do TikTok Vanessa Pappas, veio agora apelar que as redes sociais se unam contra este bloqueio.

Ontem a comunidade do TikTok recebeu em choque a notícia de que a popular aplicação de vídeos curtos teria um fim nos Estados Unidos. O TikTok será banido dos EUA já a partir deste domingo, dia 20 de setembro.

A decisão foi tomada pelo governo de Trump através de uma nota, emitida nesta sexta-feira, pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América. Trata-se assim do cumprimento da ordem executiva já assinada previamente.

Para além desta, outras aplicações chinesas como o serviço de mensagens WeChat deixarão então de estar disponíveis para distribuição nas lojas de apps AppStore e Google Play Store a partir de amanhã.

CEO do TikTok pede ajuda nas redes sociais contra este bloqueio

Vendo a vida a ficar complicada para a aplicação, Vanessa Pappas, atual CEO interina do TikTok, recorreu às redes sociais para pedir ajuda. A executiva pediu às plataformas Facebook e Instagram para “aderir publicamente ao nosso desafio e apoiar o nosso litígio“. Desta forma, Pappas pede que as redes sociais apoiem o TikTok e se mostrem contra a decisão de banir a app neste domingo.

Este apelo aconteceu como resposta a um tweet de Adam Mosseri, diretor do Instagram. Mosseri esclarecia que este banimento será apenas para novos downloads, pois o bloqueio total acontecerá apenas a 11 de dezembro. O executivo adianta ainda que esta decisão será má para o Instagram, Facebook e para a Internet de forma ampla.

We agree that this type of ban would be bad for the industry. We invite Facebook and Instagram to publicly join our challenge and support our litigation. This is a moment to put aside our competition and focus on core principles like freedom of expression and due process of law.

— Vanessa Pappas (@v_ness) September 18, 2020

Na sua resposta, Vanessa Pappas concorda que esta proibição será má para a indústria. Adianta ainda que este é o momento para pôr de lado a concorrência entre serviços e focar nos princípios fundamentais como a liberdade de expressão e o devido processo legal.

No entanto, este apelo acontece num momento em que vários rumores apontam que Kevin Systriom, co-fundador do Instagram, possa vir a ser o próximo CEO do TikTok. Este cargo era ocupado por Kevin Mayer que o deixou após pouco mais de três meses, sendo substituído temporariamente por Pappas.

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 11:00:44.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/tiktok-apela-que-as-redes-sociais-se-unam-para-evitar-bloqueio-nos-eua/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=446
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_1725073401_tiktok-apela-que-as-redes-sociais-se-unam-para-evitar-bloqueio-nos-eua
, topics=[eua, tecnologia, redes sociais, tiktok, mobile, instagram, vanessa pappas, bloqueio]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]