expresso.ptexpresso.pt - 19 set. 16:19

Convenção do Chega: “Claro que não é fascista!... Mas uma parte da ideologia é fascista”

Convenção do Chega: “Claro que não é fascista!... Mas uma parte da ideologia é fascista”

Uma delegada pelo distrito de Leiria partilha da proclamação de André Ventura no arranque dos trabalhos. É capaz de morrer pelo partido. Um antigo combatente do Ultramar hesita na definição da matriz ideológica do partido: não é fascista, mas também é um bocadinho fascista. Sobre a comunidade cigana diz: “Se não está bem, saia pela porta por onde entrou”, mas depois garante: “Não estou a ser racista!”

“O André é uma pessoa agregadora, faz a união para o bem”, certifica Germano Miranda, 69 anos, aposentado dos CTT. Veio de Viana do Castelo para a II Convenção do Chega, que decorre este fim de semana na Quinta Nova do Degebe, em Évora. Tornou-se militante do partido liderado por André Ventura em maio, quando saiu do PURP (Partido Unido dos Reformados e Pensionistas). “Entrei para a política ativa aos 65 anos. Fui primeiro para o Marinho e Pinto, onde fiquei cinco ou seis meses, mas desentendi-me com as cúpulas”. No partido dos reformados e pensionistas acabou por acontecer o mesmo: “Ninguém se entende no PURP. É uma guerrilha nas cúpulas que vai acabar com o partido.”

NewsItem [
pubDate=2020-09-19 17:19:55.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-09-19-Convencao-do-Chega-Claro-que-nao-e-fascista.-Mas-uma-parte-da-ideologia-e-fascista
, host=expresso.pt
, wordCount=117
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_19_1353973082_convencao-do-chega-claro-que-nao-e-fascista-mas-uma-parte-da-ideologia-e-fascista
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]